Retorno presencial: secretária-geral da UNE está na Ufal para calourada

Isis Mustafá participa de debate no auditório da Reitoria nesta terça-feira (22)
Por Lenilda Luna - jornalista
21/03/2022 10h29 - Atualizado em 21/03/2022 às 12h11

A secretária-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE), Isis Mustafá, está na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para participar da calourada do semestre 2021.2. Nesta terça-feira (22), às 9h, ela participa de debate no auditório da Reitoria, com o tema Em defesa da Universidade Pública, das políticas afirmativas e da assistência estudantil

Isis Mustafá nasceu na favela do Jardim São Pedro, em Itapecerica da Serra. É bacharel em Ciências e Humanidades e estudante de Políticas Públicas com ênfase em políticas de combate à violência contra as mulheres pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Além do movimento estudantil, ela é ativista da causa da moradia popular. 

A UNE é a principal representação estudantil universitária, fundada em 11 de agosto de 1937. A entidade octogenária participou ativamente da história política do país, vivendo momentos conturbados, em que seus dirigentes foram perseguidos e presos, como durante a Ditadura Militar (1964-1985). 

O debate, que será realizado nesta terça-feira (22), é promovido pelo Movimento Correnteza, uma das correntes políticas que compõem a base da UNE desde 2017. “Correnteza é fruto da mobilização de milhares de estudantes universitários, que se organizaram para enfrentar os cortes orçamentários que prejudicam o ensino e a permanência dos estudantes”, destacou Isis. 

O retorno presencial para o semestre 2021.2 está cercado de muitas expectativas e preocupações também. “Sabemos que existe uma possibilidade de greve dos professores e técnicos, que estão há cinco anos sem reajuste. Nós estudantes também sofremos o efeito da redução de verbas para as bolsas de permanência estudantil. Temos que debater sobre essas situações”, convidou Thatiana, estudante da Ufal.