Projeto social da Enactus celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

"Cromo Somos” busca inserir pessoas com a síndrome e deficiências intelectuais no mercado de trabalho
Por Ascom Enactus
22/03/2022 09h21 - Atualizado em 24/03/2022 às 09h24

Dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data simboliza a conscientização global para celebrar as vidas das pessoas que têm a síndrome e garantir a inclusão social, para que elas tenham as mesmas oportunidades que todas as pessoas. Foi com esse intuito que surgiu o projeto social Cromo Somos. Criado em 2018 pela Enactus Ufal, um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, o Cromo Somos surgiu da necessidade de mudança no cenário de inclusão social. 

O projeto capacita e insere pessoas com Síndrome de Down e deficiências intelectuais no mercado de trabalho. De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), em 2018, apenas 1% de 45 milhões de brasileiros com deficiência integram o mercado de trabalho formal no Brasil. O trabalho desenvolvido pelo projeto consiste em três ciclos de atividades nas áreas de Atendimento, Artesanato e Culinária e utiliza metodologia e material didático próprios, além de realizar assessoramento individual personalizado. 

Nesses ciclos são abordados conhecimentos teóricos e práticos para que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para trabalhar nas mais diversas áreas. Nesta data importante que celebra a Síndrome de Down, o vice-presidente da Enactus Ufal, Paulo Galvão, reforça a importância de haver um projeto social voltado a esse público. 

“Um projeto como o Cromo Somos representa o quanto acreditar, apoiar e dar oportunidade é importante para que não só uma vida seja transformada, mas todo o ambiente em que ela vive, de forma a mudar a perspectiva de vida e crescimento do impactado e de como a sociedade, que muitas vezes limita ou o infantiliza, entenda o poder que há de mudar o mundo através dessas pessoas”, relata o vice-presidente. 

O nome do projeto está relacionado à trissomia 21, que é a presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo. Essa alteração genética caracteriza a Síndrome de Down. Pessoas com trissomia do cromossomo 21 têm 47 cromossomos em suas células, em vez de 46, como a maior parte da população. 

Em quase quatro anos de existência, o Cromo Somos proporcionou mudanças significativas nas vidas dos alunos envolvidos. “O Cromo representa a oportunidade de pessoas com síndrome de down e deficiências intelectuais a mostrarem seu potencial para o mercado de trabalho e de ser protagonista de sua vida, de conquistar e realizar o que quer como qualquer outra pessoa no mundo”, reforça Paulo Galvão. 

A Enactus Ufal 

A Enactus Ufal é uma organização fundada em 2015, que reúne estudantes universitários dispostos a mudar o mundo por meio de projetos de empreendedorismo social. Além do Cromo Somos, outros dois projetos são executados pela Enactus Ufal: Ortu e Elpis. O Ortu busca melhorar a qualidade de vida de grupos que se encontram em vulnerabilidade social através da geração de renda, proporcionada pela construção e venda de módulos hidropônicos domésticos. Já a Elpis atua na inclusão digital de professores por meio de capacitações e uma plataforma digital, intuitiva e automatizada voltada para a organização, gestão de tempo e qualidade de vida. 

Sobre a Enactus 

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 37 países que engaja alunos de diferentes instituições de ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, para desenvolver projetos de impacto social. A organização não governamental beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos alunos o desenvolvimento de habilidades do ambiente empresarial. Já a rede Enactus Brasil possui mais de 120 times de universitários que desenvolvem 200 projetos em 22 estados brasileiros, impactando a vida de mais de 77 mil pessoas por meio do empreendedorismo social.