Pibid lança e-book com trabalhos realizados durante a pandemia

Coletânea tem 24 capítulos e é divida em quatro partes, de acordo com as áreas de conhecimento do Enem, além de mostrar as experiências do ensino remoto
Por Manuella Soares - jornalista
25/03/2022 15h30

O Programa de Iniciação à Docência da Ufal (Pibid) lançou seu e-book como resultado dos trabalhos realizados no ciclo 2020-2022. Intitulado Pibid/Ufal no contexto do ensino remoto emergencial, a obra de 348 páginas reúne vivências, práticas e resultados obtidos durante a pandemia da covid-19.

Com textos de interesse acadêmico e de professores da educação básica, o livro foi organizado pelos docentes Antonio Alves Bezerra; Deywid Wagner de Melo; Jacqueline Praxedes de Almeida; José Fábio Boia Porto; Júlio Cezar Gaudencio e Maria Danielle Araújo Mota, coordenadora institucional do Programa.

“Esta última edição do Pibid foi protagonizada pelas contribuições provocadas pelas urgentes transformações e adequações aos métodos de ensino que deveriam atender às exigências de biossegurança necessárias”, descreveram os organizadores.

A coletânea de textos é dividida em quatro partes que somam o total de 24 capítulos. As partes foram organizadas de acordo com a classificação das áreas de conhecimento do Enem para destacar os componentes curriculares abordados no Programa junto às escolas. Dessa forma, o livro está divido nas experiências do Pibid nas áreas de Linguagens e Educação; Matemática; Ciências da natureza e Ciências das Humanidades.

“Com o objetivo de promover a inserção de licenciandos na rotina escolar, bem como fortalecer a aprendizagem dos estudantes da educação básica, e com vistas à melhoria da qualidade do ensino público, escrevemos cada capítulo com a participação de estudantes, supervisores e coordenadores de área para destacar e registrar todas as experiências vivenciadas por cada um de nós, mesmo de forma não presencial, mas que significaram muito para a nossa formação”, explicaram.

O livro tem relatos, reflexões, rotinas, práticas bem-sucedidas e outros conteúdos que também mostram as dificuldades da formação dos profissionais que precisaram usar Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

“Tratar de ensino nesse contexto passou a ser sinônimo de desafio, em que forçosamente os professores precisaram reinventar a sua prática a cada dia, superar seus limites e, em alguns casos, letrar-se tecnologicamente, aprender juntamente com os próprios IDs e estudantes das escolas a usar as TDIC. Mas, nessa ocasião, com olhar para fins didáticos, buscando-se fôlego, encantando-se e desencantando-se a cada possibilidade de (in)sucesso metodológico, revisitando textos da área de ensino, ressignificando alguns termos e consolidando outros saberes para continuar a caminhada”, evidenciaram os organizadores na apresentação do e-book.

Prefaciando a obra, o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Helder da Silveira, deixou uma mensagem de apoio e reconhecimento: “Os docentes e as docentes se viram num lugar de conflito: estar nas nuvens era se reinventar. Estar nas nuvens é rever nossas práticas didático-pedagógicas e nosso modo de chegar até os estudantes. O material é uma obra que, somada a tantas outras ações da Ufal, expressa a contribuição de docentes na superação da covid-19. Ainda que nas nuvens: aprendemos! Ainda que nas nuvens: ensinamos! Ainda que nas nuvens: resistimos!”