Mestrado da Ufal ajudou startup alagoana a ser aprovada em programa de aceleração

Renata Guedes é aluna do Profnit e vai representar Alagoas em ciclo internacional da Usina de Startups
Por Manuella Soares - jornalista
25/03/2022 14h41
Renata Guedes, mestranda do Profnit  e CEO da startup Iconsull

Renata Guedes, mestranda do Profnit e CEO da startup Iconsull

Qual o tamanho do seu sonho quando entra numa universidade? E qual a expectativa depositada quando decide continuar os estudos num mestrado? Para a aluna do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência da Ufal, Renata Guedes, o Profnit é o caminho pra aquele tal de “vencer na vida”, sabe?

E ela já está aproveitando os resultados do que aprendeu no mestrado profissional em rede e aplicou na sua empresa. Renata é fundadora da única startup alagoana selecionada para participar de um programa de aceleração internacional, promovido pela Usina de Startups, que começa no início de abril e terão atividades presenciais no Chile e no Peru a partir de agosto deste ano.

Aos 29 anos, a engenheira mecânica conta como buscar conhecimento na Ufal foi a decisão mais acertada para transformar o seu negócio. “Entrei no Profnit em fevereiro de 2021 e em abril resolvi fazer mudança de marca, reposicionamento digital e inovar - de fato - no nosso modelo de negócios. Muitas aulas influenciaram na decisão de tornar a Iconsull uma empresa inovadora. Nós trabalhávamos inovação dentro dos nossos clientes, mas estávamos esquecendo de fazer isso dentro da nossa organização”, lembrou.

Para cada fase da empresa até chegar ao modelo que está hoje, Renata contou com o apoio e o olhar cuidadoso de cada professor que encontrou no caminho. “Ao ouvir meu tema na época, o professor Eduardo Setton sugeriu uma série de livros e que eu implementasse uma metodologia dentro da minha empresa. E foi a partir desses livros indicados que eu comecei a enxergar o mestrado como uma fonte muito mais importante para nós do que eu esperava”, disse. E continuou: “Então, veio a matéria de Prospecção Tecnológica com a professora Silvia Uchôa, que me pôs dentro do maior mundo de inovação que eu poderia imaginar. Com o acesso às bases de dados mais importantes do mundo no segmento de propriedade intelectual”.

A empresa de Renata existe desde 2018, criada para fazer consultoria em gestão empresarial com foco em atendimento presencial e participação ativa nas decisões estratégicas de seus clientes. Mas no mesmo ano em que ingressou no mestrado profissional se deparou com as dificuldades de manter o mesmo modelo de negócio no meio de uma pandemia de covid-19. Ela abriu a cabeça para os novos conhecimentos adquiridos e apostou nas possibilidades e deixar marcas de pioneirismo.

“Formatada para ser uma empresa 100% digital, todas as consultorias presenciais foram transformadas em programas de consultoria digital no formato on-line, com equipe multidisciplinar para análise de dados e projeção de crescimento no novo mercado volátil que se apresentava. Hoje, a Iconsull opera com um portfólio de consultoria que engloba as áreas de Gestão de Negócios, Qualidade, Meio ambiente e Compliance. E é a primeira consultoria do estado de Alagoas a integrar Universidade Corporativa ao seu escopo de execução das atividades”, destacou.

Representar Alagoas para crescer ainda mais

Neste mês de março veio a boa notícia que é fruto de um insight surgido durante as aulas do Profnit. “O professor Fábio Guedes teve uma participação importante na matéria de Políticas Públicas, que me motivou a procurar editais de captação de recursos para inovação e a quem eu agradeço bastante por essa luz, afinal, a aprovação no edital de aceleração se deu por causa dessa mudança de mindset”, lembrou, sobre a adaptação da empresa para concorrer no programa organizado pela Usina de Startups.

A Usina de Startup é uma empresa privada com fins lucrativos e sociais, apoiada por investidores e organizações escandinavas, em sua maioria. O principal objetivo é acelerar e internacionalizar startups locais e promover negócios em escala global, trazendo soluções estrangeiras para os países onde a Usina está sediada e gerando negócios entre países, retroalimentando o ecossistema com inovação e sustentabilidade.

Foram 32 empresas brasileiras selecionadas para a rodada 2022.1 no programa de aceleração no Peru e no Chile. E a Iconsull será a única representante de Alagoas. “Sermos aprovados em um programa de aceleração internacional e, já de cara, se preparar para atender dois países é um grande desafio. Mas, sem dúvidas, é um reconhecimento do nosso foco diário na construção de organizações cada vez mais sustentáveis e prósperas. Essa vitória é de toda a equipe, dos parceiros e sem dúvidas de todos os nossos clientes”, finalizou Renata.

Agilizar os planos para mergulhar nos sonhos

As aulas do Profnit já encerraram e, agora, Renata está trabalhando para entregar o trabalho final do curso, previsto para ser defendido no período letivo 2022.2. O tema da dissertação será Spin-off acadêmico como mecanismo de transferência de tecnologia e inovação da universidade para investidores.

Renata cita outros professores como Edmundo Accioly, Luciana Santa Rita, Tatiane Balliano, Ticiano Nascimento, João Paulo, João Inácio, Reynaldo Rubens e Pedro Aciolly como importantes em sua jornada de aluna empreendedora. Ela vai encerrar o ciclo na Ufal levando evolução acadêmica, transformação empresarial e muitos agradecimentos:

“Fica também um agradecimento mais que especial aos meus colegas de turma - Edjanne, Ariane, Wanessa, Ronaldo, Fabiana, Italo, Camila-, pela força durante as aulas, as ligações intermináveis sobre ideias que poderiam se tornar realidade e diversos assuntos aleatórios sobre a politica de inovação nacional que pode vir a produzir mais startups como a minha”.

Crescer é o foco. E ela sabe onde encontrar capital intelectual para isso. Renata Guedes já adiantou que vai recorrer à Ufal para aumentar o time e dar oportunidades para quem está terminando o curso. “A gente vai precisar contratar estagiários na área de química industrial pra trabalhar especificamente o sistema de gestão da qualidade nas indústrias e vamos precisar dessa parceria com a Ufal”, disse a CEO com o olhar num futuro breve.

Para saber mais sobre a startup da aluna do Profnit, acesse aqui.