Grupo de apoio para pessoas com TEA terá nova reunião no dia 15 de dezembro

Quem desejar participar deve comparecer às 15h no Pátio do Centro de Interesse Comunitário (CIC), por trás dos bancos.

Por Jacqueline Freire - jornalista
09/12/2022 10h42 - Atualizado em 03/05/2024 às 10h41

Acontece na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, mais um encontro do grupo de apoio aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quem desejar participar deve comparecer às 15h no Pátio do Centro de Interesse Comunitário (CIC), por trás dos bancos, no Campus A. C. Simões..

A atividade é uma iniciativa do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Alagoas (NAC/Ufal). Os primeiros encontros foram realizados na modalidade remota e foram bastante acolhedores e produtivos, segundo a equipe do NAC. “Devido ao processo de retomada do trabalho totalmente presencial nesse semestre, estávamos organizando a melhor forma para esse retorno do grupo”, explica a equipe, que já organizou dois encontros presenciais entre setembro e novembro.

A Ufal conta hoje com aproximadamente 16 estudantes com TEA. “O grupo foi pensado para ser construído e existir de maneira autônoma e participativa pelos estudantes com TEA, independente do setor que esteja organizando, temos uma parceria com o Serviço Escola de Psicologia, mas o protagonismo é do corpo discente. Levamos algumas sugestões de temáticas, mas eles quem decidem qual caminho seguirão”, relata.

Os psicólogos do NAC explicam que essa é uma demanda bastante importante e deve cada vez mais ser discutida e incorporada nos espaços dentro e fora da Universidade: “Precisamos tornar visível e priorizada (esta demanda) enquanto comunidade acadêmica, podem existir muitas mais pessoas e podemos construir juntes ferramentas para garantir a acessibilidade.

Pensamos o grupo como um espaço criativo de troca de vivências com inúmeros potenciais que serão construídos coletivamente”.

Mais informações no endereço: atendimento.nac@proest.ufal.br