Egresso da Ufal é aprovado em Programa de Doutorado na Universidade do Texas

Estudos voltados à doença de Chagas serão o foco do doutorado de Paulo Correia, graduado e mestre pelo Instituto de Química e Biotecnologia (IQB)
Por Diana Monteiro - jornalista
07/12/2022 18h28 - Atualizado em 13/12/2022 às 11h32
Paulo com o co-orientador do mestrado Ricardo Porto

Paulo com o co-orientador do mestrado Ricardo Porto

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Drugs for Neglected Diseases Initiative (DNI),  a doença de Chagas afeta de 6 a 7 milhões de pessoas para além da América Latina. Há presença também da doença na região sul dos Estados Unidos da América (EUA), Europa, Japão e Austrália e do universo de pessoas acometidas,  70% não são diagnosticadas.

Doença tropical negligenciada, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi  e anualmente leva à morte cerca de 10 mil pessoas.  Caso não seja tratada na sua fase mais aguda (muitas vezes assintomática), a doença de Chagas potencialmente fatal progride para uma longa fase crônica e traz sérias manifestações cardíacas e gastrintestinal, como, respectivamente, insuficiência cardíaca e disfagia.

A doença de Chagas vem sendo pesquisada pela Universidade do Texas da cidade de El Paso (UTEP), nos Estados Unidos, por meio do Programa de Doutorado em Química daquela instituição americana. A partir de janeiro  o programa vai contar com a participação do egresso da Universidade Federal de Alagoas (Ufal,) Paulo Ricardo dos Santos Correia.  Ele foi selecionado para o doutorado e  integrará a equipe interdisciplinar responsável pelos estudos científicos voltados à doença.

 Paulo foi aluno do curso de graduação em Química Licenciatura do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), onde também fez mestrado na área de Química Orgânica. A pós-graduação teve como orientador o professor Dimas José da Paz Lima e co-orientação do professor Ricardo Silva Porto, ambos do IQB.

No projeto desenvolvido para o mestrado  na Ufal,  concluído em março deste ano, Correia diz que pôde ampliar seus conhecimentos teóricos e técnicos em Química Orgânica voltados para o planejamento, a síntese e otimização de uma nova  classe de compostos biologicamente ativos  frente ao vetor Aedes aegypti no Laboratório LMC. Ele aproveita para destacar do quanto a Ufal foi importante para a conquista de mais um degrau em sua trajetória acadêmica:

“Os primeiros passos dados por mim na pesquisa científica foram ainda na graduação, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Ufal,  com atividades no Laboratório de Química Orgânica Aplicada a Materiais e Compostos Bioativos (LMC), sob a orientação do professor Dimas Paz”, enfatiza o futuro doutorando.

Seleção

Dizendo-se um apaixonado pela área de Síntese Orgânica aplicada à Química Medicinal, Paulo Correia foi selecionado para participar do Programa Oportunidades Acadêmicas. Após três etapas de grande competitividade,  visando o doutorado, ele aproveita para destacar que recebeu total apoio do Departamento de Estado Norte-Americano, por meio da rede global EducationUSA.

As diretrizes do Programa “visam apoiar estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras, no processo de candidatura para programas de mestrado e doutorado de instituições americanas”. O objetivo, é fazer com que os participantes do citado programa consigam admissão em universidades nos Estados Unidos com bolsas de estudos integrais”. Sobre o Programa Oportunidades Acadêmicas, clique aqui

No decorrer do exigente processo de seleção, Correia destaca que,  por meio do programa foi orientado por profissionais altamente qualificados durante este ano, na preparação da sua candidatura. “Certamente eu não conseguiria alcançar esse sonho sem o apoio financeiro do Programa, tendo em vista que ele custeou todos os materiais necessários na minha preparação, tais como, provas obrigatórias de proficiência (TOEFL/Duolingo e GRE)”.  

E complementa enfatizando o suporte logístico também recebido para transporte, alimentação e hospedagem, assim como, para a tradução oficial dos seus documentos acadêmicos,  custeada pelo programa. “Após um extenso processo de preparação até à submissão da minha aplicação, finalmente recebi a feliz notícia da aprovação”, comemora. Saiba sobre a rede global EducationUSA.

Atuação nos EUA

Como futuro aluno do doutorado, ele informa que irá atuar em inovadores projetos de ponta no melhoramento do tratamento e desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico frente à doença de Chagas. Ao discorrer sobre o estudo científico que participará na universidade americana,  detalha:

 “Especificamente,  irei trabalhar numa equipe altamente interdisciplinar e colaborativa na área de química bioorgânica sintética com foco na química de carboidratos, particularmente oligossacarídeos e síntese de glicoconjugados. A partir de tais compostos derivados do Trypanosoma cruzi, visa-se a descoberta de biomarcadores para o desenvolvimento de vacinas frente à doença de Chagas”.

E no clima de comemoração, de olho no futuro, sem dúvida, promissor,  e o que significa a aprovação para o referenciado doutorado, Paulo reforça: “O  doutorado que iniciarei em janeiro, representai a continuidade  de um caminho  que venho trilhando para minha atuação profissional, pois sei que, por meio da área acadêmica poderei produzir conhecimentos que certamente contribuirão para o desenvolvimento da sociedade”.

Trajetória na Ufal

Paulo Correia é natural de Maceió  e  teve uma dinâmica vida acadêmica como aluno do IQB, unidade do Campus A. C. Simões. Engajou-se em programas de bolsas de estudos  como o  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica.  Como aluno da graduação, a participação nos respectivos programas  proporcionou o desenvolvimento de projetos  voltados a escolas de educação básica de Maceió.

Também foi monitor das disciplinas de Química Geral e Química Orgânica, onde nesta,  em 2018, foi premiado com Excelência Acadêmica no 1º Seminário Institucional de Monitorial (SIM)  pela realização do trabalho intitulado de “Elaboração de Apostila de Química Orgânica Experimental a partir do Levantamento e Análise de Roteiros “. Mais informações no site.

Mestrado

O pesquisa desenvolvida durante o mestrado na Ufal foi relacionado à síntese de compostos orgânicos para o controle populacional do mosquito Aedes aegypti  (amplamente conhecido devido a sua capacidade de transmitir arboviroses urbanas, como dengue, zika e chikungunya) como alternativa sustentável aos atuais inseticidas que apresentam riscos ao meio ambiente e à saúde humana.

“Por meio deste projeto, associado à minha intrínseca curiosidade e motivação em aprender, desenvolvi importantes habilidades técnicas e sociais, tais como pensamento crítico, perseverança, criatividade, resolução de problemas, comunicação, trabalho em equipe, entre outros”, diz. Como conclusão desse projeto, recentemente foram publicados  numa revista internacional Chemistry & Biodiversity,  os resultados da pesquisa colaborativa na qual ele é o principal autor (o primeiro autor).  Mais informações no site.

Ainda sobre a pesquisa acrescenta que a partir da integração entre técnicas computacionais e experimentais, realizou a síntese e avaliação biológica de compostos polifuncionalizados (moléculas que apresentam mais de uma função orgânica). “Os resultados da pesquisa em breve serão publicados em artigo”, anuncia Paulo Correia,  comemorando a positividade do trabalho concluído em prol da Ciência e da sociedade e a continuidade de sua formação acadêmica.