Ufal comemora 70 anos do curso de Filosofia com evento nacional

6ª Semana Nacional de Filosofia segue até este sábado, dia 26
Por Ascom Ufal
22/11/2022 16h31 - Atualizado em 23/11/2022 às 16h25

Durante toda esta semana o curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemora os 70 anos de existência com a 6ª Semana Nacional de Filosofia. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico, celebra seu aniversário pensando em sua criação no contexto do Nordeste brasileiro e de Alagoas, apontando para a ideia de resistência no cultivo da Filosofia.

“Pensar em cultivar Filosofia em Alagoas começa certamente antes desses 70 anos, mas, certamente, ganha ainda mais força com a institucionalização da Faculdade de Filosofia de Alagoas, em 22 de janeiro de 1952, pelo Decreto Federal 30.428/52 pelo Presidente Getúlio Vargas. Com a criação da Universidade Federal de Alagoas, por força da Lei n. 3.867 de janeiro de 1961, assinada pelo presidente de então Juscelino Kubitscheck de Oliveira, os cursos que formavam a Faculdade de Filosofia de Alagoas passaram a formar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal de Alagoas”, afirmou o professor Maxwell de Lima.

A programação, que teve início na segunda (21), segue até o próximo sábado (26), com apresentações, minicursos, oficinas e palestras sobre os mais variados temas. Ainda na quarta (23), o dia começa às 9h com o minicurso: Introdução ao Pensamento de Nietzsche, apresentado pelo professor da Ufal Marcus José Alves de Souza. À tarde, a partir das 14h, tem a oficina de crítica cinematográfica: O filme e a experiência da crítica, com os pesquisadores Beatriz Vilela, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Chico Torres, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

À noite acontece a 7ª Jornada de Ética e Filosofia Política da Ufal, que nesta edição, comemora os 70 anos de existência do curso de Filosofia da Universidade. “Neste ano, teremos o prazer de receber três colegas de nossa área: o professor Marcos Baleiro (UFS), com a palestra "O Racismo de Hume: uma Reavaliação”, o professor Antônio Carlos (UFS), que nos brindará com a palestra "John Locke e a política social voltada para os pobres" e, por fim, teremos a conferência da professora  Maria das Graças (USP): A Diversidade das Línguas, a Colonização e as Questões de Gênero”, informou a professora Taynam Bueno.

Na quinta-feira (24), destaque para a realização do 4º Encontro do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) da Ufal. Na sexta (25), haverá o 9º Encontro Linguagem e Cognição e no sábado (26), a programação encerra com as apresentações do projeto Mora na Filosofia e a participação do professor William Piauí (UFS), que discute o que fazer com nossas visões de mundo e nossos afetos pré-cientificos e pré-filosóficos. Será a partir das 19h no Gira Mundo City Bar em Jaraguá.

As atividades estão abertas para todos os interessados e ocorrerão no auditório do curso de Farmácia (atrás do Cedu). Haverá emissão de certificados para os inscritos. Para mais informações, acesse o Instagram do evento ou o site.