Simpósio de Neonatologia do HU reuniu profissionais e estudantes no último dia 9

1ª edição do evento discutiu interdisciplinaridade no cuidado

Por Raoni Santos - jornalista
- Atualizado em
 | nothing

A Unidade de Neonatologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) realizou, na quarta-feira (9), o 1º Simpósio de Neonatologia, com o tema “A Interdisciplinaridade no Cuidado”. O evento teve como objetivo fazer com que vários profissionais tivessem conhecimento das técnicas abordadas, como, quando e quem pode intervir de forma complementar nos diversos aspectos da abordagem ao usuário, visando a melhoria do cuidado.

Palestras e minicursos fizeram parte da programação, onde os participantes dialogaram sobre o panorama e discutiram melhorias para o cuidado no ambiente do hospital. Médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos do Hospital Universitário foram os profissionais à frente das atividades. “A qualidade da assistência neonatal no HUPAA” e “Comunicação de más notícias em neonatologia” foram os temas das palestras. Os minicursos abordaram “Segurança do paciente em neonatologia”, “Uso do CPAP nasal em neonatologia”, “Posição canguru - Novas práticas”, “Nutrição do recém-nascido”, “Acesso venoso no recém-nascido”, “Imunização no recém-nascido” e “Testes de triagem neonatal”.

Para o gerente administrativo do HU, Anderson Dantas, o simpósio adquire um significado importante no contexto pós-pandemia, tendo em vista os desafios enfrentados continuamente pelo hospital, e consequentemente a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Trata-se de um evento que funciona como canal de conexão, ligando teoria e prática, além de espaço de discussão do papel do hospital, visando a melhor prática da assistência, o repensar dos seus protocolos e o trabalho interdisciplinar. “Estamos aqui para que as áreas assistencial e de pesquisa interajam da maneira mais eficiente possível, tanto para nós trabalhadores, quanto ao usuário, seja ele participante das atividades de pesquisa e aprendizagem, ou o que precisa da assistência do hospital”, destaca.

Estudante do 8º período de fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Alana Karla Oliveira classifica o evento como fundamental para conhecer, de modo geral, a importância da interdisciplinaridade do cuidado. “Muitas vezes ficamos olhando apenas para a nossa profissão, e simpósios desse tipo fazem com que ampliemos nosso olhar, vendo que o neonatal precisa de cuidados que perpassam nossas especialidades”, afirma.