Núcleo de Acessibilidade retoma encontros com estudantes autistas

Próximo será na terça (29) e traz como tema as experiências dos estudantes na Universidade
Por Ascom Ufal
25/11/2022 12h43

O Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Federal de Alagoas dá continuidade aos encontros do grupo de apoio aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O próximo será na terça-feira (29), a partir das 14h. Os interessados em participar devem comparecer à sala 30 do Instituto de Psicologia (IP), no Campus A.C. Simões.

Durante o encontro serão discutidas as experiências que os estudantes têm vivido na Universidade, principalmente as que eles se orgulham de terem vivenciado e as que mudariam se fosse possível. “O grupo é um espaço de diálogo e caso o estudante não se sinta confortável, não precisa partilhar”, explicou a equipe do NAC.

A Ufal conta hoje com aproximadamente 16 alunos com TEA. “O grupo foi pensado para ser construído e existir de maneira autônoma e participativa pelos estudantes com TEA, independente do setor que esteja organizando, temos uma parceria com o Serviço Escola de Psicologia, mas o protagonismo é do corpo discente. Levamos algumas sugestões de temáticas, mas eles quem decidem qual caminho seguirão”, relatou a equipe.

Os psicólogos do NAC explicam que essa é uma demanda bastante importante e deve, cada vez mais, ser discutida e incorporada nos espaços dentro e fora da Universidade: “Precisamos tornar visível e priorizada [esta demanda] enquanto comunidade acadêmica, podem existir muitas mais pessoas e podemos construir juntos ferramentas para garantir a acessibilidade. Pensamos o grupo como um espaço criativo de troca de vivências com inúmeros potenciais que serão construídos coletivamente”.

Mais informações no endereço: atendimento.nac@proest.ufal.br