Grupo de apoio reúne estudantes com TEA no próximo dia 16

Atividade deve ajudar no acolhimento e socialização
Por Ascom Ufal
11/11/2022 17h03

Na próxima quata-feira, dia 16 de novembro, o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Alagoas (NAC/Ufal) realiza mais um encontro do grupo de apoio aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quem desejar participar deve comparecer às 15h na sala 30 do Instituto de Psicologia.

Os primeiros encontros foram realizados de abril a julho na modalidade remota e foram bastante acolhedores e produtivos, segundo a equipe do NAC. “Devido ao processo de retomada do trabalho totalmente presencial nesse semestre, estávamos organizando a melhor forma para esse retorno do grupo”, explica a equipe.

A Ufal conta hoje com aproximadamente 16 estudantes com TEA. “O grupo foi pensado para ser construído e existir de maneira autônoma e participativa pelos estudantes com TEA, independente do setor que esteja organizando, temos uma parceria com o Serviço Escola de Psicologia, mas o protagonismo é do corpo discente. Levamos algumas sugestões de temáticas, mas eles quem decidem qual caminho seguirão”, relata.

Os psicólogos do NAC explicam que essa é uma demanda bastante importante e deve cada vez mais ser discutida e incorporada nos espaços dentro e fora da Universidade: “Precisamos tornar visível e priorizada (esta demanda) enquanto comunidade acadêmica, podem existir muitas mais pessoas e podemos construir juntes ferramentas para garantir a acessibilidade.

Pensamos o grupo como um espaço criativo de troca de vivências com inúmeros potenciais que serão construídos coletivamente”.

Mais informações no endereço: atendimento.nac@proest.ufal.br