Faculdade de Letras discute futuros possíveis no Colóquio Literatura e Utopia

Evento será realizado no Campus A. C. Simões em Maceió, de 11 a 19 de novembro

Por Ascom Ufal
08/11/2022 16h11 - Atualizado em 03/05/2024 às 10h41

Nos próximos dias 11, 17, 18 e 19 de novembro, o grupo de pesquisa Literatura & Utopia, do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/Ufal) realiza a 8ª edição do Colóquio Literatura & Utopia. Com atividades on-line e presenciais, o evento tem como tema central Admiráveis Mundos Novos, fazendo uma alusão direta ao livro do inglês Aldous Huxley, intitulado Admirável Mundo Novo, que neste ano completa 90 anos de publicação.

As inscrições podem ser realizadas durante as atividades e a programação completa pode ser acessada no link. Já as inscrições para a sexta edição do Concurso Poesia & Utopia podem ser realizadas até o dia 31 de outubro, no mesmo endereço.

“Nosso objetivo central com a realização do evento é promover o compartilhamento de ideias, realizar discussões e estabelecer diálogos sobre os utopismos, e, dessa forma, convidar a comunidade acadêmica, tanto de Alagoas quanto em âmbito nacional, a refletir sobre o nosso presente histórico e a vislumbrar, com esperança e criticidade, futuros possíveis”, disse a professora-doutora e líder do Literatura & Utopia, Ildney Cavalcanti. O grupo de pesquisa possui mais de 20 anos de existência desenvolvendo conhecimentos sobre as diversas manifestações da utopia e da distopia.

A programação do evento incluirá também a realização dos minicursos, no dia 11 de novembro, "Clarões num momento de perigo: leituras para o porvir" e "Blade Runner 40 anos: repensando a distopia", ministrados pela professora Ana Claudia Aymoré Martins (Ufal) e pelo professor Fábio Fernandes (PUC-SP), respectivamente. A palestra de abertura será realizada no segundo dia do evento, 17 de novembro, com apresentação do professor Evanir Pavloski (UEPG), sobre “Admirável mundo novo e A ilha, de Aldous Huxley: distâncias entre o idílio distópico e o pesadelo utópico".

No dia 17, ainda, serão realizadas duas mesas-redondas. A primeira delas, das 16h às 18h, terá como tema "Ustopia, sintropia e neodistópico: utopismos e distopismos na contemporaneidade", com participação das/os docentes Ildney Cavalcanti, Felipe Benício e Marcus Matias, da Ufal. A segunda mesa-redonda ocorre das 19h às 21h e tem como tema "Figurações utópicas na história e na cultura: palavras, imagens, símbolos", com a participação dos docentes Daniel Costa Cruz e Paulo Rogério Stella, ambos da UFAL, Maríla Leite (UFSC) e Brenda Carlos de Andrade (UFRPE). Tanto no dia 17, quanto no dia 18 serão realizadas apresentações de painéis com pesquisas em andamento.

Na programação do evento constam, ainda, no dia 18 de novembro, a realização de reunião da Rede Conectopia; o lançamento do livro "Furos no Futuro", com entrevista com o autor, Edson Luiz André de Sousa, e mediação do professor da Ufal, Fernando Ayres. A palestra de encerramento será realizada pela professora Teresa Cristina Cerdeira (UFRJ), com o tema "Saramago/Caim: O testemunho dos heróis".

Cinema

Neste ano o Colóquio contará com a exibição do filme "Divino amor", do pernambucano Gabriel Mascaro. A sessão de cinema ocorre no auditório Oscar Sátyro, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), das 15h às 17h30. Na história temos Joana, uma escrivã de cartório, que usa sua posição no trabalho para salvar casais que chegam para se divorciar. Ela faz de tudo para levar clientes a participarem de uma terapia religiosa de reconciliação no grupo "Divino Amor". No enredo, tudo é em nome de um projeto maior para a manutenção da família sagrada dentro da fé e da fidelidade conjugal.