Estudantes de Produção de Moda pesquisam cenário local

Trabalho de registro em caderno de referência integra disciplina do curso e busca identificar elementos que sejam mais duradouros no cenário da moda
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
01/11/2022 16h37 - Atualizado em 01/11/2022 às 16h39

Quem acompanha o mundo da moda, mesmo sem ser da área, já deve ter notado que estilos adotados em anos anteriores costumam ser revisitados e usados em contextos mais atuais. Um vestido ou uma calça usadas há décadas, de repente, pela mobilidade que é marca do setor, podem ser revistas e virarem ícones fashions do momento.

No curso Produção de Moda, da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal, essas movimentações são estudadas na disciplina Tendência e Pesquisa de Moda com o objetivo de “abordar as dinâmicas das tendências, um fenômeno passageiro, e direcionar para pesquisa, trazendo elementos que sejam mais ‘duradouros’ no cenário da moda”, explica a professora Lili Menezes, responsável por ministrar a matéria.

Lili justifica que  “estudar moda não é só estar na moda, e sim, observar outras ciências como antropologia, sociologia e comunicação o que torna esta área um vasto campo de pesquisa e estudos”. Durante a disciplina, ela conta que os discentes realizam pesquisas locais sobre a temática e apresentam as informações levantadas em formato de um Caderno de Referências Alagoanas. “É o trabalho final da matéria. A concepção é de uma coletânea, sobretudo, de imagens, provenientes do nosso local, inspiracionais para cores, texturas, estampas, materiais, formas... Os cadernos originados, além de promoverem nos discentes que os confeccionam uma imersão nas expressões culturais locais, pretendem ser uma fonte de pesquisa para criativos dos mais diferentes segmentos”, destaca.

Para ilustrar os trabalhos que são realizados durante a disciplina, Lili cita o exemplo Caderno de Referências da Garça Torta, elaborado pelas alunas Rebeca Bugarin e Renata Sampaio em 2016. Naquele ano, o recorte para pesquisa, explica a professora, foram os bairros de Maceió.

“O Caderno sobre a Garça Torta apresenta o olhar sobre o bairro como uma fonte de referências para criação de produtos, imagens e tantos outros elementos no campo da moda e áreas relacionadas”, explica. E acrescenta: “As alunas elencaram alguns destaques como a artista Edna Constant, o espaço artístico Casa da Arte, a praia e os bares à beira mar e um projeto dos moradores para preservação do local, dando origem aos capítulos Dona Edna, Amor e Arte, Azul Garça Torta e Abrace a Graça, ilustrados por imagens e desenhos do bairro”.

Nesse movimento de revisitar tendências e elencar referências mais duradouras no mundo da moda, Lili destaca que o Caderno de Referências da Garça Torta, assim como outros já elaborados pelos estudantes da disciplina, são utilizados como fontes de pesquisa pelas turmas atuais colaborando para o processo de formação de novos estudantes.