Caminhão da IBM chega à Ufal no próximo dia 14 de novembro

Alunos selecionados farão curso de capacitação e toda a comunidade universitária poderá visitar estrutura

Por Ascom Ufal
10/11/2022 14h26 - Atualizado em 03/05/2024 às 10h41

O HackaTruck MakerSpace está perto de chegar à Ufal, seu próximo destino a partir de segunda-feira, dia 14 de novembro. O caminhão vai estacionar ao lado do Instituto de Computação (IC) e receber estudantes selecionados para um curso de capacitação promovido numa parceria entre IBM, Flex e Instituto Eldorado. As atividades serão no dia 16, durante os turnos da manhã e tarde.

Para concorrer às vagas do projeto os alunos participaram previamente de um curso on-line e 56 foram classificados para o treinamento presencial. Os organizadores já entraram em contato com todos os aprovados para ter acesso às aulas.

No dia da chegada os técnicos vão se dedicar à montagem da estrutura das salas e fazer os procedimentos de ligação elétrica e de rede. A aula inaugural será realizada no dia 16 por um representante da IBM.

Os estudantes selecionados vão participar do curso intitulado Práticas de Cloude Services usando Swift com ênfase em Serviços Cognitivos. Já a comunidade acadêmica interessada em conhecer o HackaTruchk pode fazer uma visita guiada todos os dias das 12h às 14h.

O caminhão já esteve na Ufal em 2016 e volta ao Campus A.C. Simões reformulado, com um laboratório móvel onde os alunos podem participar ativamente, exercitando a capacidade criativa, o senso crítico e a visão empreendedora.

Após um período longe das estradas, o projeto retoma a capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) em ambiente maker, e ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.

De volta ao formato presencial os estudantes recebem maior engajamento por meio da aplicação de conceitos da metodologia ativa aplicada e da aprendizagem prática que vivenciam no espaço maker existente.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.