Sistema de bibliotecas lança manual para normalização de trabalhos acadêmicos

Além da publicação, Sibi lança curso e modelos editáveis de trabalhos
Por Ascom Ufal
05/10/2022 12h01 - Atualizado em 05/10/2022 às 12h46

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas (Sibi) da Universidade Federal de Alagoas lançou o Manual para normalização de trabalhos acadêmicos da Ufal. O documento é fruto de uma importante parceria entre o Sistema de Bibliotecas e o curso de Biblioteconomia (CBIB) da Ufal.

Ana Paula Cassé, coordenadora de Comunicação do Sibi, fala da satisfação de comunicar a toda comunidade acadêmico-científica o tão esperado lançamento: “Este manual se materializa em uma importante referência para o métier bibliotecário e para o cotidiano acadêmico e científico vivenciado por estudantes e docentes das diversas áreas do conhecimento da Ufal, visto que traz um compilado atualizado de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aplicáveis aos trabalhos acadêmicos, além de orientações e sugestões acerca do adequado desenvolvimento da escrita, planejamento, padronização, organização, revisão e apresentação da comunicação científica produzida no âmbito institucional”, explicou.

Organizado pelas servidoras Helena Pimentel do Vale, bibliotecária do Sibi Ufal e mestra em Educação, e Lívia Lenzi, professora do curso de Biblioteconomia e mestra em Ciência da Informação, o manual foi idealizado e produzido com o fim de auxiliar a comunidade acadêmica na elaboração dos trabalhos acadêmicos.

Junto com o manual, o Sibi lança o minicurso Desvendando o Manual para normalização de trabalhos acadêmicos da Ufal, ministrado pela bibliotecária da Ufal, Rafaela Lima, mestra em Gestão da Informação e do Conhecimento, o qual será ofertado nos formatos remoto e presencial nos próximos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro, com direito a certificado. As inscrições já estão abertas no site do Sibi.

“Uma outra novidade são os Modelos editáveis de trabalhos acadêmicos que já estão disponíveis para download no site do Sibi. O Sibi Ufal conecta você!”, comemorou Ana Paula. Confira aqui o Manual e os modelos editáveis.