HU será mais um espaço de atividades científicas do Campus Arapiraca

Proposta para o desenvolvimento de pesquisas científicas e de inovação tecnológica foi apresentada pelo professor Mário Jucá, que integra a direção do HU
Por Diana Monteiro – jornalista
11/10/2022 14h59

Fazer do Hospital Universitário (HU) mais um espaço de pesquisas para o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi a proposta apresentada pelo chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica professor Mário Jucá, durante reunião realizada no dia 27 de setembro na sede Arapiraca. A apresentação, bem recebida por pesquisadores, além da direção do campus, contou com a participação de representantes dos cursos de Medicina, Ciência da Computação, Física, Matemática, Enfermagem e Ciências Biológicas.

“O professor Mário Jucá foi ao Campus Arapiraca apresentar o HU como potencial equipamento de uso de pesquisas científicas e inovação tecnológica e a proposta apresentada destina-se a todos os cursos, independente de área”, afirmou o diretor acadêmico do Campus Elthon Oliveira. Dentre as áreas que podem ser contempladas com estudos científicos no HU foram citadas por ele administração, tecnologia da informação, análise e visualização de dados, epidemiologia clínica e física médica.

Segundo Elthon, a reunião foi articulada pelo diretor Mário Jucá e pelo diretor geral do campus Arnaldo Júnior e oportunizou aos participantes conhecimento sobre os procedimentos para solicitar permissão para realizar pesquisas no HU. “A proposta foi bem recebida pelos pesquisadores de Arapiraca, entretanto, os presentes se mostraram preocupados com o pouco ou inexistente orçamento disponível para financiar as pesquisas”, enfatizou o diretor acadêmico.

Sobre a previsão para que sejam iniciadas as atividades, conforme proposta apresentada e aprovada, Elthon disse que pode ser a partir de qualquer momento, desde que o pesquisador e setor do HU estejam alinhados e com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do citado hospital.