Grupo PET realiza 14ª da Semana de Letras da Ufal a partir da próxima segunda

Evento lembra nesta edição os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922
Por Ascom Ufal
13/10/2022 14h22

Na próxima segunda-feira (17), terá início a 14ª Semana de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), um evento organizado pelo Programa de Educação Tutorial dos cursos de Letras da instituição. O tema deste ano é A modernidade desvairada de 22, em alusão aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, inspirado na obra Paulicéia Desvairada, uma coleção de poemas do autor Mário de Andrade, lançada naquele mesmo ano, sendo a primeira a ser considerada uma obra do movimento modernista.

“O título da semana, A modernidade desvairada de 22, busca fazer um trocadilho com a Semana de Arte Moderna e trazer discussões sobre o que seria o moderno em nossa sociedade. Procura, também, elencar debates para entender se o modernismo foi superado ou se ainda é o agora, estudando a relação da sociedade atual com a tecnologia para entender se somos, de fato, mais modernos do que éramos antes da pandemia da covid-19”, comentou Ingrid Soares, membro da comissão de Comunicação do evento.

Sobre o ensino e a educação, a temática propõe uma discussão a respeito do ensino pós-pandêmico, a partir de análises sobre a rapidez com que a modernidade se redefine. “Por fim, a identidade visual da 14ª edição do evento também foi escolhida, dentre outros aspectos, como forma de homenagem o centenário da Semana de Arte Moderna”, afirmou.

Segundo Walmac Oliveira, artista responsável pelo desenvolvimento da identidade visual do evento, o desenho transmite a ideia de geometria presente na capa da obra literária que inspirou a proposta temática desta edição da Semana de Letras, Paulicéia Desvairada. “Ademais, a logo representa ‘XIV’, simbolizando a décima quarta Semana de Letras em algarismos romanos, com os traços dos losangos, presentes na obra de Mário de Andrade. Dessa forma, em sua totalidade, representa a interdisciplinaridade entre Linguagens e Artes, diálogo que permite a renovação e o debate sobre o que se entende por ‘modernidade’”, explicou.

A programação do evento segue até o dia 21 de outubro, sempre no Campus A.C. Simões em Maceió. Informações sobre inscrições e submissão de trabalhos, clique aqui ou no perfil do Instragram @petletrasufal/

O evento

A Semana de Letras é um evento de periodicidade anual que recebe um público de, em média, 300 participantes, e objetiva, por meio das discussões dos temas propostos, integrar ainda mais a comunidade acadêmica de Letras de diversas unidades.

A realização da Semana de Letras visa a promover, dentro do espaço da Universidade, discussões acerca das grandes áreas – Linguística e Literatura –, buscando observar sempre as interfaces entre essas disciplinas e as diversas mídias e áreas do conhecimento com que possam estar relacionadas. A língua não prescinde de seu uso, estando sempre em circulação e, por isso, em contato com o mundo; não só no âmbito da vida social como no âmbito acadêmico.

O evento busca integrar docentes, discentes e a pós-graduação em Letras e Linguística e, partindo do mesmo princípio, visa também à integração das cinco habilitações que compõem o curso de Letras da Ufal: Espanhol, Francês, Inglês, Português e Libras, além dos cursos de modalidade à distância (EAD).

Depois de dois anos de pandemia, esta edição do evento será na modalidade presencial e contará com conferências, minicursos, mesas-redondas, comunicações orais de alunos da graduação e da pós-graduação, e apresentações artísticas, além da 9ª Expoletras, com as quartas edições do Retrato e do Retrate, e o 9ª Concurso de Contos Arriete Vilela.