Cerimônia de Medicina marca retomada das colações de grau presenciais

Ufal entrega à sociedade 46 novos médicos nesta terça-feira (11)
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
10/10/2022 13h12 - Atualizado em 11/10/2022 às 08h18
Professora Ângela em recente homenagem recebida pela Faculdade de Medicina, ao lado da reitora honorária Ana Dayse Dorea e do reitor Josealdo Tonholo

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) agora podem voltar a reunir familiares e amigos para ouvir o tão aguardado “confere o grau” com a retomada das cerimônias presenciais de colação de grau. A 78ª turma de Medicina marca esse retorno com a formação de 46 novos médicos. A cerimônia será no Teatro Gustavo Leite, nesta terça-feira (11).

“A formatura presencial, após dois anos de pandemia, é a representação de uma vitória bastante emblemática: a da resiliência e da força de vontade da comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal diante de período tão adverso. Um exemplo da força e da fé humanas. É uma honra compartilhar desta história como diretora da Famed”, comemorou a professora Ângela Canuto.

Ao falar sobre os novos profissionais formados que estarão a serviço da população alagoana e do Brasil, a diretora argumenta que “formar médicos em Alagoas é de particular importância, visto que o nosso Estado é extremamente carente destes profissionais. Enquanto a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] preconiza 3,5 médicos por mil habitantes, contamos com 1,5 por mil habitantes”.

Com 72 anos de existência e sendo a principal referência em formação na área médica de Alagoas, a Famed, ressalta a diretora, “é uma instituição que tem provado a sua eficácia em formar com qualidade médicos que estão atuando no Brasil e no exterior”.

Como ex-aluna da instituição, ela destaca: “É uma honra estar na direção da faculdade e integrar a Ufal que tem resistido bravamente, com todos que a representam, apesar dos cortes e contingenciamentos impostos pelo governo atual. Enfim, somos a ciência e a educação e trabalhamos o ensino, a pesquisa e a extensão com louvor”, defendeu.

Colação por ato administrativo

As colações de grau por ato administrativo, outorga do grau mediante publicação de portaria, continuarão sendo realizadas nos trâmites atuais. Clique aqui para saber mais

Já as colações presenciais serão realizadas, exclusivamente, por meio de agendamento com o cerimonial da Ufal. Os estudantes devem consultar e agendar com a equipe do cerimonial, que fica localizada no gabinete do Reitor, prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões.