Estudante de Letras vence seleção e ganha bolsa para estudar na Espanha

Lucas Costa vai estudar na Galícia após concorrer com estudantes de todo o país
Por Jacqueline Freire – jornalista
07/10/2022 14h59

Aprender mais sobre a cultura espanhola e contribuir para a difusão da cultura brasileira, especialmente a da região Nordeste, além de colocar em prática o conhecimento adquirido na universidade. Estes são alguns dos objetivos de Lucas Costa, estudante de Letras–Espanhol na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contemplado com uma bolsa de estudos na Galícia–Espanha.

Houve um processo seletivo e dele participaram candidatos de várias universidades do Brasil. Lucas ficou entre os 12 selecionados, sendo apenas ele da Ufal. Os demais são de outras universidades brasileiras. “Será uma oportunidade de desenvolver a competência intercultural, bastante trabalhada nas aulas do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF)”, disse.

Lucas, que é aluno do 5° período do curso de Letras-Espanhol a distância no polo Maceió, participou do Programa Idiomas sem Fronteiras como professor em formação inicial (PFI), em 2021. Agora, ele vai para o intercâmbio durante oito meses, entre outubro de 2022 e maio de 2023. Lá na Espanha, ele terá uma carga horária entre 12 horas e 16 horas semanais e receberá uma bolsa de no mínimo 700 euros que será paga pelo Ministerio de Educación y Formación Profesional ou pela respectiva Comunidad Autónoma.

“Será uma experiência incrível, do ponto de vista acadêmico enriquecerá o meu currículo, e também será uma oportunidade de entrar em contato com outras realidades, em outro continente, por isso terei o compromisso de representar a Universidade Federal de Alagoas com muita responsabilidade”, comemorou o estudante.

“Do ponto de vista institucional, entendo que o intercâmbio será importante porque evidencia a Ufal entre um número reduzido de universidades brasileiras que terão representantes na Espanha por meio desse programa, além disso, terei o compromisso de divulgar a universidade na Europa e de compartilhar as minhas experiências quando retornar”, avaliou Lucas, que credita a conquista a todos os que fazem o curso Letras-Espanhol EaD da Ufal. “Agradeço publicamente às professoras e orientadoras Aline Vieira, Kristianny Azambuja e Patricia Neyra, fundamentais em todo o processo”, disse.

A bolsa é referente a um edital que foi lançado no início de 2022, uma chamada pública para Assistentes Brasileiros de Conversação na Espanha, uma parceria entre a Rede Andifes, Idiomas sem Fronteiras e a Embaixada da Espanha. Podiam participar graduandos ou graduados em Letras-Espanhol (preferencialmente). Entre os objetivos do programa estão aperfeiçoar a proficiência em português e em espanhol; fortalecer as relações de cooperação; avançar na integração dos sistemas educacionais; entre outros.

Os selecionados atuarão no ensino secundário ou em escolas oficiais de idiomas, no ensino de Português como língua estrangeira. Os requisitos para participar do programa foram: ter sido professor do Programa Idiomas sem Fronteiras (ISF); possuir, no mínimo, o nível de proficiência B1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR).

“Participei de um curso de formação on-line, Português como Língua Estrangeira (PLE), entre julho 2022 e agosto 2022, promovido pela Rede Andifes de Idiomas em parceria com a Embaixada da Espanha, com especialistas do IsF - Português e Espanhol credenciados à Rede Andifes – IsF. Participar do curso também foi um requisito para conseguir a bolsa”, contou.