Ufal oferta mais de 120 vagas em programas de pós-graduação

Cursos abrangem diversas áreas do conhecimento
Por Ascom Ufal
06/01/2022 14h53 - Atualizado em 10/01/2022 às 09h56

A Universidade Federal de Alagoas está com mais de 15 editais abertos para seleção em mestrado e doutorado, em diversas áreas do conhecimento. As inscrições são feitas diretamente na página do Sigaa. As matrículas serão feitas em março e os selecionados já iniciam as aulas no mês de abril.

Confira algumas datas:

- Arquitetura e Urbanismo

Com 26 vagas abertas para o mestrado, a pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo inscreve até o dia 17 de janeiro. Para concorrer, é preciso ser formado ou concluinte em Arquitetura e áreas afins. A seleção será feita com base no currículo e projeto de pesquisa dos candidatos. Das 12 vagas para o curso de doutorado, oito vagas são ofertadas como vagas gerais e quatro para o sistema de cotas.

As inscrições seguem até 17 de janeiro e os candidatos podem escolher entre as linhas de pesquisa: Temporalidade e Apropriações e Projetos e Tecnologias. A avaliação dos candidatos será feita com base no currículo e defesa do projeto de pesquisa.

- Física

O mestrado em Física inscreve até o próximo dia 16 de janeiro para preenchimento de dez vagas. Serão selecionados os candidatos com base no maior número de artigos publicados em revistas científicas Qualis A1 e A2 na área de Física; e maior número de artigos publicados em revistas científicas Qualis B1, B2, B3 e B4 na área de Física, comprovados no Curriculum Vitae.

O doutorado em Física também abre dez vagas para inscrições até o dia 16 de janeiro. Semelhante à seleção de mestrado do Programa, os candidatos serão avaliados com base no maior número de artigos publicados em revistas científicas Qualis A1 e A2 na área de Física, comprovados no Curriculum Vitae; e maior número de artigos publicados em revistas científicas Qualis B1, B2, B3 e B4 na área de Física, comprovadas no Curriculum Vitae.

- Engenharia Química

A Coordenadoria do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, do Centro de Tecnologia (Ctec), disponibilizou 11 vagas para o mestrado. As inscrições prosseguem até o dia 23 de janeiro e o processo seletivo será feito por análise curricular.

Já para o doutorado, serão sete vagas com mesmo prazo de inscrição. A seleção levará em conta, além do currículo dos candidatos, a defesa de proposta de projeto.

- Química

O Programa de Pós-graduação em Química abriu inscrições para cinco vagas no mestrado. Os interessados devem enviar, por meio eletrônico, ficha de inscrição e documentos solicitados no edital até o dia 17 de janeiro. A seleção será feita em três etapas: análise documental, prova de conhecimentos específicos e análise do currículo e histórico escolar.

- Meteorologia

O processo seletivo do mestrado em Meteorologia oferta 15 vagas e está com inscrições abertas até 14 de janeiro. A área de estudo divide-se nas linhas de pesquisa Meteorologia Sinótica; Micrometeorologia; Modelagem Numérica; Poluição Atmosférica; Agrometeorologia; Sensoriamento Remoto; Meteorologia Ambiental e Aplicada; Dinâmica da Atmosfera e Modelagem Climática; e Oceanografia Física.

O candidato poderá, em uma segunda chamada, ser consultado da possibilidade de mudança de área, de acordo com a disponibilidade de vagas e com base na ordem de classificação.

- Saúde da família

A Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/MPSF), em Rede Nacional, abriu, até o próximo dia 14 de fevereiro, cinco vagas para candidatos de Alagoas. Os interessados deverão portar diploma de curso superior em Medicina, Enfermagem ou Odontologia, devidamente registrado no MEC, além de possuir registro no respectivo Conselho Regional e Federal, e atender a uma das seguintes situações: ser docente da graduação e/ou residência em Medicina de Família e Comunidade ou residência multiprofissional em Saúde da Família de instituições públicas de ensino superior; ser preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da graduação em uma das três áreas em instituições públicas de ensino superior; ou ser profissional com atuação na Atenção Básica, nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família e na gestão no âmbito do SUS.

- Engenharia Civil

O processo seletivo da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) oferta 17 vagas para o doutorado, cujas inscrições acontecem de 8 de janeiro a 9 de fevereiro. As linhas de pesquisa são: Métodos Computacionais, Pesquisa Mecânica de Materiais e de Estruturas, Novos Materiais e Materiais o Convencionais e Estruturas e Geomecânica do Petróleo. A seleção dos candidatos levará em conta a avaliação do anteprojeto de tese; avaliação do currículo Lattes; avaliação do histórico escolar da graduação; e avaliação do histórico escolar do mestrado.

Já os interessados em concorrer às 15 vagas do mestrado terão o mesmo prazo de inscrição, de 8 de janeiro a 9 de fevereiro, e serão avaliados com base na avaliação do currículo Lattes e do histórico escolar da graduação.

- Doutorado em Materiais

O Programa, com área de concentração em Materiais e conceito 4 na Capes, tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento dos profissionais da área, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade para realizar atividades de pesquisas em materiais. Podem se inscrever candidatos com mestrado em cursos reconhecidos pela Capes na área de Materiais e em áreas afins, tais como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. As inscrições para a linha de pesquisa Materiais Avançados podem ser realizadas até o dia 21 de janeiro. 

- Doutorado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos

Com inscrições abertas até o dia 30 de janeiro, o curso tem o objetivo de formar mestres e doutores acadêmicos em Ciências Biológicas na área de Biodiversidade, com foco interdisciplinar para atuar em atividades vinculadas ao planejamento, gestão, magistério e gerenciamento da conservação e uso dos recursos vivos, em ambientes naturais ou antropizados. O PPG-Dibict conta com as seguintes linhas de pesquisa: Diversidade e Ecologia de Organismos Tropicais e Conservação e Manejo em Ecossistemas Tropicais. O edital oferta dez vagas para o doutorado.