Estudantes da Ufal são vencedores no Prêmio Sinturb de Jornalismo

Segunda edição do concurso teve como tema A Essencialidade do Transporte Público
Por Jacqueline Freire – jornalista
05/01/2022 09h26
Maria Luiza e Rebecca ficaram em primeiro lugar na premiação (Foto Itawi Albuquerque)

Maria Luiza e Rebecca ficaram em primeiro lugar na premiação (Foto Itawi Albuquerque)

A categoria Estudante do prêmio Sinturb de Jornalismo 2021 foi ocupada integralmente por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas. Ao todo foram mais de 60 matérias inscritas, submetidas à avaliação de jurados de todo o Brasil. Maria Luiza Lúcio e Rebecca Moura levaram o primeiro prêmio do concurso com a matéria intitulada: Com alta da gasolina, passageiros abandonam carros por aplicativo e voltam para transporte público.

“Nós chegamos nessa pauta depois de perceber esse movimento de retorno ao transporte público após o aumento nas tarifas dos transportes por aplicativos. Ficamos felizes do nosso trabalho ser reconhecido e ganhar maior visibilidade quando recebemos o prêmio. É algo muito importante para nossa carreira!”, afirmou Maria Luiza Lúcio.

Rebecca Moura conta que a ideia da pauta surgiu quando as amigas perceberam reclamações sobre o aumento no valor das corridas por transporte de aplicativo e a migração para transportes públicos. “Na matéria, abordamos a essencialidade dos ônibus e os projetos de melhorias para transportes públicos e passageiros da cidade. O processo de produção do texto foi muito importante junto com o professor Marcelo Robalinho, que nos orientou desde o começo até o final. Ganhar o prêmio em primeiro lugar é a recompensa do nosso esforço e aprendizado diário como alunas de jornalismo da instituição”, disse.

Já as segundas colocadas, Ana Beatriz Rodrigues, Kamilla Abely e Marcela dos Anjos, trabalharam o tema com a matéria: Pontos de recarga Bem Legal facilitam uso de transporte coletivo em Maceió. A produção do texto, segundo a estudante Marcela dos Anjos, foi uma atividade dentro do curso. Após a avaliação da professora Priscila Muniz, houve a indicação para inscrição no concurso. “Não criei muitas expectativas por que era minha primeira participação em prêmio. Foi uma grande surpresa, fiquei muito feliz”, afirmou a aluna, que já está animada para participar de outros prêmios. “Minha prioridade agora é meu trabalho com fotografia e a conclusão do curso, mas se surgir uma outra oportunidade e um tema interessante, não vejo por que não, seria muito legal participar”, declarou.

A estudante Ana Beatriz Rodrigues, por outro lado, já estava de olho no prêmio do Sinturb. “Eu já estava de olho no prêmio desde a edição de 2020, tinha colegas de outras universidades que tinham ganho. Quando recebi o release da edição de 2021 fiz logo um grupo com a Marcela e a Kamilla, que estudam comigo, e a gente começou a planejar como poderíamos fazer a reportagem para concorrer. Lemos as reportagens ganhadoras e fizemos vários encontros para definir. Eu particularmente tenho muita paixão por reportagem especial/multimidia, então, ganhar o prêmio seria incrível pra mim enquanto estudante de jornalismo”, explicou.

Foram três semanas de trabalho intenso, e a chegada do convite para a premiação foi vista com grande expectativa. “Na noite anterior à cerimônia de entrega eu sonhei que ganhávamos o prêmio, aquilo foi um sinal. Passamos o dia todo ‘encenando’ a gente recebendo o prêmio. Quando chamou os nossos nomes eu fiquei em choque. A ficha só caiu quando cheguei em casa, assimilei tudo e olhei para o prêmio em cima da mesa”, contou Beatriz. “Eu fiquei muito feliz [com o prêmio] pois amo escrever, fazer reportagem especial é minha paixão! Acho que foi por isso que entrei em Jornalismo, pois amo escrever. Prometi pra mim mesma que não ia parar por aqui, e que tentarei outras premiações, até conversei recentemente com o [professor] Robalinho para ele me auxiliar nas produções”, concluiu.

Com o tema A Essencialidade do Transporte Público, o evento chega à sua segunda edição e é um dos principais eventos voltados à comunicação no Estado. O gancho do tema foi aproveitado pelos estudantes Matheus Silvino, Maykon Felipe e Maria Clara Macedo: “O ponto mais alto da essencialidade: transporte público”. Segundo Matheus, das reuniões de pauta á fase de execução, foi todo um processo até chegar ao prêmio. “Abordamos a questão da acessibilidade e da necessidade desde os órgãos regulamentadores até dos que auxiliam no tocante à infraestrutura para a melhora da mobilidade de um transporte que é essencial para o funcionamento de uma metrópole”, explicou.

O grupo vencedor do terceiro lugar no concurso, ouviu o presidente da Adefal, Marcos José Martins de Oliveira. “Ele me passou os dados de que cerca 70% dos associados dependem do transporte público, pra você ter uma noção da massa que isso atinge. E que mesmo se as empresas trabalharem em prol da melhora do transporte em si, precisamos de oxigenação na infraestrutura. Desde os pontos de ônibus e calçadas obstruídas, até as opções de saída nas avenidas. Para assim, haver uma melhora no fluxo de veículos”, afirmou o estudante.

A preocupação em fazer com o tema fosse interessante foi um dos fatores que incentivaram a equipe. Segundo Maykon Felipe, dependendo da forma da matéria, ela poderia causar um cansaço mental para o leitor. “Por isso, o nosso grupo, em conjunto com o nosso professor Ruy Matos, decidiu traçar um planejamento que envolveria, de certo modo, o transporte público com a pandemia e fomos muito felizes nesse aspecto”, explicou. “Nós estávamos confiantes que ficaríamos entre os três primeiros colocados, tendo em vista que o nosso projeto de desenvolvimento da reportagem se encaixou perfeitamente com nossos ideais e conseguimos entregar um resultado eficaz”, completou o estudante.

A participação no Prêmio Sinturb de Jornalismo é tida como grande honra para o estudante, que manda um recado: “É uma experiência incrível para um jornalista em formação. Você começa a sentir o real sentido da profissão. Para todos os estudantes do curso de Jornalismo, participem do Prêmio Sinturb de Jornalismo, o sentimento é muito agradável”.