E-book apresenta experiência da monitoria em tempos de pandemia

Professores e estudantes relatam como foi a adaptação do processo de ensino-aprendizagem no ambiente virtual

Por Lenilda Luna - jornalista
28/01/2022 09h44 - Atualizado em 03/05/2024 às 10h39

A pandemia de Covid-19 impõe enormes desafios em todas as áreas de interação humana. Tivemos que nos adaptar para continuar realizando as atividades cotidianas, sem nos expor ao risco de contágio, principalmente no início, quando ainda não havia a imunização garantida pelas vacinas que foram desenvolvidas em tempo recorde pelos cientistas. 

Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), não foi diferente. A pandemia impactou a vida acadêmica bem no início do primeiro semestre do ano letivo de 2020. As aulas foram suspensas e os servidores e servidoras precisaram desenvolver seus trabalhos em home office. A retomada do semestre letivo teve que ser bem planejada, porque não envolvia apenas a sala de aula, mas todo o conjunto de ações acadêmicas, entre elas, a monitoria. 

O Programa de Monitoria da Ufal inclui os estudantes que são selecionados para receber bolsa e outros que não recebem nenhum recurso, mas enriquecem o currículo acadêmico. Segundo o manual de normas acadêmicas, “o monitor é o aluno de graduação  da Universidade com matrícula e frequência regular, admitido pelo período de um ano, para auxiliar o trabalho de ensino, pesquisa, extensão ou quaisquer atividades didático-científicas, de acordo com sua capacidade”. 

Esse trabalho não parou durante a pandemia e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) lançou um livro virtual reunindo as experiências de professores e estudantes sobre como foram desenvolvidas as ações de monitoria em três áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Letras e Linguística; e Ciências Exatas e da Terra, Agrárias e Engenharias. São em torno de cem autores, com textos selecionados por uma equipe com dez organizadores. Um registro amplo e aprofundado sobre as experiências no ensino remoto. 

Como foi destacado no prefácio, os relatos falam de construção de conhecimento, compartilhamento de experiências e superação dos obstáculos. “Diante dos desafios postos pela pandemia da covid-19, fomos instados(as) a transformar nossa prática docente e a revisar nossos processos de formação e nesse contexto, tornou-se cada vez mais evidente a percepção de que o trabalho docente é uma atividade de práticas coletivas, que demanda planejamento, reflexão e autonomia”. 

A formação acadêmica é, como dizem os autores e autoras, um processo teórico-prático. Manter essa relação intrínseca, neste período onde o distanciamento social é uma exigência para a segurança sanitária, foi mesmo um grande aprendizado coletivo. Os estudantes de Odontologia, por exemplo, contam como foi retomar algumas práticas. “Fez-se necessário pensar em metodologias para auxiliar os estudantes. Com isso, realizaram-se gravações de todas as práticas laboratoriais da disciplina, com vídeos legendados e narrados”, narram os autores de um dos artigos do e-book

São experiências como essa e várias outras, envolvendo o uso de tecnologias, a comunicação e a interação cotidiana por meio de grupos de mensagens e outras estratégias para garantir a continuidade da formação acadêmica neste cenário adverso, que estão registradas no E-book. “Nos reinventamos para continuar com este Programa maravilhoso que é a Monitoria, no formato remoto. Esse livro virtual é o resultado desse compromisso coletivo em manter a Universidade produzindo conhecimento, com todos os cuidados em preservar vidas”, declara Amauri Barros, pró-reitor de Graduação.

O e-book está disponível em anexo para download.