Trabalhos do Cedu são premiados em evento sobre Matemática Aplicada

Estudos envolvem educação financeira e matemática financeira visando o desenvolvimento da competência crítica
Por Manuella Soares - jornalista
02/09/2021 08h00 - Atualizado em 02/09/2021 às 10h40

Incluir a educação financeira no universo dos jovens já passou de um debate familiar e está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atentos a isso, dois trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, ganharam destaque no 1º Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada.

O evento foi realizado no formato on-line, no último mês de junho e os mestrandos Sidney Leandro da Silva Viana e Felipe Miranda Mota junto à orientadora, Claudia de Oliveira Lozada, receberam menção honrosa, uma premiação dada aos três melhores trabalhos do Encontro.

“O reconhecimento dos trabalhos é fundamental para o fortalecimento do curso de licenciatura em Matemática e do PPGCIM, valorizando tanto a formação inicial docente quanto a formação continuada dos professores, além de evidenciar a relevância das pesquisas na área de Ensino de Matemática que estão sendo realizadas na Ufal”, destacou a professora Cláudia Lozada.

Sidney foi aluno do Instituto de Matemática (IM) da Ufal e apresentou o trabalho intitulado Educação Financeira e suas aplicações: Construindo o conceito de investimentos no Ensino Médio. O mestrando analisou dois livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio com o objetivo de verificar a possibilidade de construção do conceito de investimentos.

“Complementando o uso do livro didático, trazemos como sugestão de aplicação dos conhecimentos sobre investimentos o uso de um simulador on-line, possibilitando aos alunos aliar teoria com a prática, tornando o ensino mais dinâmico e interativo”, enfatizou Sidney.

Já o trabalho apresentado por Felipe, intitulado de Uma proposta de atividade envolvendo Matemática Financeira: Um olhar para sua aplicabilidade, nasceu a partir de um produto educacional que está sendo desenvolvido e que será aplicado para realização de sua pesquisa de mestrado.

“Com esta proposta de atividade, pretende-se contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Matemática Financeira no Ensino Médio, visando à formação de indivíduos críticos, atuantes em sociedade e que compreendam a aplicação dos conceitos matemáticos no cotidiano”, explicou Felipe.

O Encontro Norte-Nordeste foi promovido pela Academics - Eventos Acadêmicos Online em parceria com a Editora Omnis Scientia.

Contribuições com o ensino

Os alunos do mestrado, que têm licenciatura em Matemática, já atuam profissionalmente na educação básica. Sidney leciona em Maceió e Felipe em Recife. Eles são orientados no PPGCIM pela professora Cláudia, que é doutora em Educação pela USP e especialista em Matemática Aplicada. Ela atua na área de Educação Matemática com a formação de professores que ensinam Matemática e também com o ensino de Ciências.

No ano passado, Lozada recebeu o prêmio Best Paper Awards, nos Estados Unidos, pela Columbia University, na categoria Educadores na área de Ensino de Ciências. “Foi um momento importante, pois destacou o valor e o alcance que as pesquisas brasileiras têm em nível mundial e a contribuição dessas pesquisas para a área de Educação, para a melhoria da qualidade de ensino na educação básica e para a formação de professores”, lembrou.