Serviço Social comemora 21 anos de grupo de pesquisa com série de palestras

Atividades são gratuitas e serão exibidas no Youtube
Por Ascom Ufal
06/09/2021 11h15

O grupo de pesquisa Serviço Social, Trabalho, Profissão e Políticas Sociais, da Faculdade de Serviço Social, está comemorando 21 anos com a realização do evento História e memórias nos 21 anos do grupo de pesquisa Serviço Social, trabalho, profissão e políticas sociais (FSSO-PPGSS-UFAL). 

A atividade começou na quinta-feira, 2, e segue nos dias 10, 13 e 24 de setembro e 4 de outubro, sempre às 19h, no canal da Prograd no Youtube. 

A programação é aberta ao público e haverá certificado de 20h para os participantes. “O evento discutirá sobre a importância da pesquisa no âmbito da graduação e da pós-graduação, sobre as articulações locais, nacionais e internacionais, sobre a contribuição das ações para a categoria de assistentes sociais e para a sociedade, resgatando-se momentos significativos desses 21 anos de existência na Ufal”, explica a professora Maria Alcina Lins, coordenadora do evento. 

O grupo 

O grupo de pesquisa Serviço Social, trabalho, profissão e políticas sociais abrange várias possibilidades de pesquisa na área de Serviço Social e nas suas interlocuções com as Ciências Sociais e com a Teoria Crítica Marxiana. O grupo está integrado ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social, desde a sua origem. 

Desde agosto de 2000 vem desenvolvendo pesquisas sobre: trabalho, questão social, políticas sociais, saúde mental e sociedade e sobre o mercado e o trabalho do/a assistente social. Ao longo desse tempo foram desenvolvidos diversos trabalhos de iniciação científica, monografias de conclusão de graduação e de especializações, dissertações de mestrado, relatórios de pesquisa, artigos, livros e trabalhos publicados em eventos. 

Eventos locais, nacionais e internacionais já foram organizados, e estão em andamento várias pesquisas de doutorado, bem como ações de extensão sobre saúde mental e sobre formação profissional de assistentes sociais. “Todas essas iniciativas contaram com apoio da estrutura administrativa da FSSO-Ufal e com financiamentos da Fapeal, CNPq e Capes, na forma de bolsas de graduação e pós-graduação, bolsa de produtividade em pesquisa, auxílio à pesquisa, apoio à participação e à organização de eventos”, afirma a professora.