Projeto internacional inscreve estudantes com ideias inovadoras

Versão 2021 do Red Bull Basement vai escolher melhor ideia para representar o Brasil na final global, na Turquia
Por Ascom Ufal
13/09/2021 13h15 - Atualizado em 13/09/2021 às 13h16

Estão abertas, até o dia 24 de outubro, as inscrições para o Red Bull Basement 2021. Estudantes de qualquer curso da graduação ou pós-graduação podem participar da iniciativa que busca ideias de soluções para melhorar a vida universitária com base na tecnologia.

Para participar, os universitários devem acessar o site do projeto e enviar um vídeo de até 60 segundos detalhando sua ideia nas categorias: Acessibilidade; Corpo e mente; Carreira; Água potável; Clima; Educação; Empoderamento; Energia; e Cidades inteligentes.

O Red Bull Basement é um projeto global, com mais de 40 países participantes e incentiva a inovação entre os estudantes universitários. As candidaturas podem ser apresentadas individualmente ou em dupla. Mais membros da equipe podem colaborar nos bastidores, mas até dois representantes selecionados apresentarão a ideia na Final Global.

Uma votação local será feita entre 25 e 27 de outubro. As ideias mais votadas de cada país chegarão a um painel de jurados, que selecionará a melhor para representar o Brasil, com base na criatividade, viabilidade e impacto. O anúncio será feito no dia 2 de novembro.

A equipe de finalistas de cada país vai desenvolver sua ideia com a ajuda da rede Red Bull Basement, incluindo um programa de mentoria internacional, acesso a um espaço de trabalho e microfinanciamento antes de um encontro e workshop global com todos os vencedores. A final global está marcada para os dias 13 a 15 de dezembro, em Istambul-Turquia.

“A cada ano o Nordeste vem se destacando mais! O finalista nacional de 2020, por exemplo, foi um projeto de Natal-RN. A gente acredita demais no potencial dos alagoanos e, para isso, estamos trabalhando no desenvolvimento de workshops e mentorias que possam ajudar a chegarem mais longe”, destacaram os representantes do projeto em Alagoas.