Paleontologia é tema debatido no pré-vestibular social do Paespe

Palestra foi feita pelo professor Jorge Luiz, diretor técnico do Museu de História Natural da Ufal
Por Ascom Ufal
08/09/2021 16h46

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) promoveu, no último sábado (4), mais uma atividade para os alunos do pré-vestibular social. Desta vez, o tema da aula de Biologia foi a paleontologia, com a participação especial do professor Jorge Luiz Lopes da Silva, diretor técnico do Museu de História Natural da Ufal.

Normalmente, as aulas de Biologia, ofertadas aos alunos extensionistas do Paespe, são ministradas pelo grupo de universitários, liderado pela professora Giana Raquel Rosa, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Nas turmas iniciais, as ações eram desenvolvidas sob a orientação da professora Liriane Monte Freitas.

Mas o professor Jorge já é um grande parceiro do Paespe e foi convidado, mais uma vez, para ser palestrante. Ele tem dado a sua contribuição ao longo da existência do Programa. Antes da pandemia, sua participação se dava por meio das palestras presenciais. Além de palestras, em 2013, ele levou os alunos do Paespe para uma visita técnica ao Museu Paleontológico Otaviano Florentino Reitir, localizado em Maravilha-AL.

A atividade, na época, contou com a participação das professoras Ana Paula Lopes da Silva, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema); Giana Raquel Rosa do Instiotuto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS); e do professor Luciano Barbosa, do Centro de Tecnologia (Ctec). Confira aqui.

Sobre o Paespe

O Programa é uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil (FBB), que atende diretamente ao ODS 4 (Educação de Qualidade). O Programa busca trazer ensino gratuito e de qualidade para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de ampliar suas oportunidades de ingresso no ensino superior.

Para isso, professores e universitários da Ufal se doam, por meio de serviço voluntário. O grupo de universitários é formado por egressos do Programa, discentes dos Programas de Educação Tutorial (PET), do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do ICBS e de Empresas Juniores do Ctec.

Além do pré-vestibular social, são realizadas atividades multidisciplinares, a exemplo das palestras, oficinas e visitas técnicas, além da Iniciação Científica no ensino médio, fomentando o ingresso desses alunos em Instituições de Ensino Superior (IES). Também faz parte do Programa, o curso de Informática Básica para jovens e adultos. A principal atuação se dá por meio dos projetos Paespe Júnior, voltado a alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio, e o Paespe, destinado aos alunos da 3ª série do médio de escolas públicas.