Mestranda do Cedu ministra curso de formação na federal do ABC Paulista

Ewellyn Barbosa desenvolveu e apresentou no curso alguns jogos como recursos didáticos para o ensino de matemática
Por Ascom Ufal
21/09/2021 12h03
Evelyn em aula on-line na Universidade Federal do ABC

A aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIM), Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, representou a Ufal ministrando um curso on-line de extensão pela Universidade Federal de ABC, em São Paulo. Ela é mestranda do programa do Centro de Educação (Cedu) e recebeu o convite para participar do curso Formação de professores a partir de um jogo pedagógico para o ensino de probabilidade para os anos iniciais do ensino fundamental.

Na aula ministrada por Ewellyn, no último sábado (18), foram apresentados os jogos que ela desenvolveu como parte do produto educacional de sua dissertação, que aborda a argumentação nas aulas de probabilidade. Com material acessível, valorizando o lúdico e o desenvolvimento do pensamento probabilístico dos alunos dos anos iniciais, os jogos abordam o acaso e a aleatoriedade seguindo o que prescreve a Base Nacional Comum Curricular. A proposta é ser uma alternativa de recurso didático para os professores, uma vez que tais recursos são escassos.

Os jogos são de tabuleiro, de mesa e digital, por isso, podem ser aplicados nas aulas em formato presencial ou a distância. Para chegar aos resultados, a mestranda seguiu o modelo teórico de cognição probabilística desenvolvido por sua orientadora do mestrado, a professora Cláudia de Oliveira Lozada. O trabalho das duas visa a uma aprendizagem com significado dos conceitos de probabilidade por meio das aplicações no cotidiano dos alunos que são público-alvo e, ainda, melhorar a formação continuada dos professores de matemática. A ideia é estimular a criar materiais didáticos para o ensino de probabilidade.

A professora Lozada é vinculada ao Instituto de Matemática da Ufal e desenvolveu o modelo teórico usado por Ewellyn a partir de estudos sobre Ciências da Aprendizagem, que realizou na Columbia University (EUA). Ela foi uma das 40 docentes selecionadas para o curso ofertado pela universidade norte-americana e, no PPGCIM, ministra a disciplina Cognição Matemática e Didática da Matemática Francesa.