Estudante é aprovado em 1º lugar no mestrado do Museu de Zoologia da USP

Lucas Teles Bezerra é estudante de Engenharia Florestal no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias
Por Lenilda Luna - jornalista
08/09/2021 14h32 - Atualizado em 08/09/2021 às 15h31

A vida universitária é feita de muitos desafios. Ser aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é só o começo. São anos de dedicação ao estudo, superação de dificuldades financeiras e pessoais para se adequar à rotina acadêmica e tantas renúncias que o estudante precisa fazer para se manter focado. Por isso, cada conquista tem que ser comemorada! 

Foi assim, com essa alegria, que a professora Mariana Oliveira Breda recebeu a notícia de que seu orientando, o estudante Lucas Teles Bezerra, do curso de Engenharia Florestal do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi aprovado em primeiro lugar na  seleção do Programa de Pós-graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). 

O programa desenvolvido no Museu de Zoologia  permite que os estudantes tenham acesso às coleções científicas de um dos maiores acervos da América Latina nesta área. “Eu vou continuar meus estudos para trabalhar mais especificamente com sistemática de Lepidóptera durante o mestrado”, informa Lucas. Essa é a ordem de insetos que inclui uma grande diversidade de espécies, como borboletas e mariposas. 

A atenção à causa da preservação do meio ambiente começou cedo em Lucas. “Desde muito pequeno sempre me preocupei com a extrema necessidade de se proteger as florestas nacionais bem como a fauna contida nos diferentes biomas, desta forma, quis cursar alguma graduação ligada a esse tipo de estudo. Ao pesquisar as opções de graduação, encontrei a Engenharia Florestal que dentre as demais opções, era o curso que mais se aprofundava no estudo das florestas e dos diferentes biomas do Brasil”, conta o estudante. 

Com essa meta, ele iniciou as atividades de pesquisa no primeiro semestre do Curso. “Participei de projetos de iniciação científica (Pibic) voltados à área de fisiologia vegetal. Entretanto, no 6° período, a minha vida acadêmica teve uma reviravolta após a primeira aula de Entomologia com a professora Mariana Oliveira Breda, que tem sido minha orientadora desde então. Este primeiro dia de aula foi sem dúvida um dos mais importantes da minha vida. Jamais irei esquecer a sensação de ter entrado na sala de aula como um pretenso fisiologista e ter saído de lá completamente apaixonado pela Entomologia”, narra o estudante. 

A Entomologia estuda os insetos e foi nesse campo de conhecimento que Lucas passou a atuar. “Tive a oportunidade de desenvolver atividades de monitoria e iniciação científica nesta área. Posteriormente, em meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizei um levantamento da fauna de Lepidoptera (Papilionoidea ou borboletas) do Arboretum de Alagoas, no Campus A.C. Simões da Ufal. Foi durante o desenvolvimento de meu trabalho de conclusão de curso, ao estudar lepidópteros, que surgiu a ideia de tentar uma vaga de mestrado no Programa de Pós-graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, no Museu de Zoologia da USP”, explica Lucas. 

Lucas está concluindo a graduação e já vai arrumando as malas para a próxima etapa. “Pretendo ir a São Paulo assim que concluir o curso para iniciar as atividades do meu projeto de pesquisa, sobre a variabilidade genética e filogeografia de Calycopis caulonia (Hewitson, 1877) na Mata Atlântica. Meu trabalho será financiado pela bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, destaca o estudante. 

Serão muitas mudanças na vida de Lucas, mas ele está confiante. “Essa será a primeira vez que vou à São Paulo e estou muito animado. Sinto-me imensamente feliz pela conquista e ainda mais por ter a chance de poder realizar minhas contribuições para as pesquisas voltadas ao estudo da fauna da Mata Atlântica”, finaliza o estudante, que certamente conta com a torcida de toda a comunidade acadêmica.

Sucesso, Lucas!