Prática de Ensino em Geografia é tema de debate nesta quarta (1º)

Inscrições continuam abertas, evento será transmitido via Youtube
Por Jacqueline Freire - jornalista
31/08/2021 12h21

A partir desta quarta-feira, 1º de setembro, seguindo até o dia 3, pesquisadores e estudantes debatem a Educação Geográfica em movimento – cidadania e outros giros contemporâneos, na quinta edição do Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia (Erepeg). As inscrições podem ser realizadas diretamente no site.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG) e pelo Laboratório de Educação Geográfica de Alagoas (Legal), o evento é coordenado pela professora Maria Francineila Pinheiro dos Santos. Ela enfatiza a importância do evento em fomentar um espaço de reflexão sobre as propostas teórico-metodológicas para o processo de construção dos conhecimentos geográficos no ambiente escolar e acadêmico, com vista à construção da cidadania.

“Além disso, os espaços de apresentação de pesquisas e estudos nos Grupos de Trabalho viabilizam a socialização dos saberes e práticas produzidas no âmbito da educação geográfica” diz. As palestras serão transmitidas no Youtube, para acessar, clique aqui.

A abertura do evento contará com a presença da professora Ione Morais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir das 19h, ela falará sobre o ensino da Geografia na pandemia. Confirma a programação completa e mais informações no link.

O evento

As edições anteriores do Erepeg aconteceram nas universidades da região Nordeste: o I Em 2012, o primeiro evento aconteceu na Universidade Federal de Paraíba - UFPB (João Pessoa/PB); o segundo em 2014 na Universidade Federal do Piauí - UFPI (Teresina/PI); em 2016, a terceira edição foi na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (Campina Grande/PB); e o quarto Erepeg, em 2018, foi realizado na Universidade Regional do Cariri - URCA (Crato/CE).

Ao longo das suas edições o objetivo do evento foi promover discussões sobre o Ensino de Geografia e a Educação Geográfica no âmbito regional, através de diálogos com estudiosos e pesquisadores da Geografia e de áreas afins, fortalecendo as relações e aproximando os debates entre os grupos de pesquisa e as IES do Nordeste e demais regiões brasileiras.