Enactus Ufal está com inscrições abertas para novo processo seletivo

Prazo vai até 1º de setembro e seleção é exclusiva para estudantes do Campus A.C. Simões
Por Maria Luiza Avila - estudante de Jornalismo
23/08/2021 16h23 - Atualizado em 24/08/2021 às 09h58

Gerar impacto social e desenvolvimento sustentável para a comunidade alagoana. Esse é o propósito do Time Enactus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que anuncia o edital de abertura do processo seletivo de estudantes para o Ciclo 2021/2022. As inscrições são gratuitas e destinadas a estudantes calouros e veteranos do Campus A.C. Simões, em Maceió, e podem ser feitas por meio deste link, até o dia 1º de setembro.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 37 países, que engaja alunos de diferentes instituições de ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, para desenvolver projetos de impacto social. Ativa em Alagoas desde 2015, a Enactus Ufal reúne estudantes de mais de 20 cursos do Campus A.C. Simões para o desenvolvimento de soluções sustentáveis por meio do empreendedorismo social.

Para a atual presidente da organização, Karla Guimarães, o processo seletivo é uma etapa muito importante para o autoconhecimento. “A Enactus é uma oportunidade de desenvolver as habilidades de um estudante e espalhar ainda mais impacto pelo estado. É uma chance de se desenvolver não só profissionalmente, mas como ser humano e agente de mudança”, disse.

Para apresentar a instituição aos calouros, a Enactus Ufal ainda está promovendo a segunda edição on-line do evento de calourada, o Alumiar. O evento gratuito acontecerá no dia 28 de agosto, às 19h. Na edição de 2020, mais de 170 estudantes marcaram presença. Para se inscrever, acesse este link.

Conheça o time Enactus Ufal

Ao longo de sua existência, por meio dos projetos Amitis, Cromo Somos, Ortu e Elpis, os estudantes envolvidos já impactaram mais de 2.300 pessoas no Estado de Alagoas, acumulando diversas premiações no âmbito nacional como reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos.

Hoje, a Enactus Ufal atua em três negócios de impacto socioambiental, além de um ciclo anual de Pesquisa & Desenvolvimento, e as seguintes áreas de backoffice: Gestão de Pessoas, Marketing e Gestão Interna. O time atua sob a orientação do professor André Lage, do Instituto de Computação, e de conselheiros de negócios de grandes marcas como a Weni, Sumitomo Chemical, Amanco Wavin e Cargill.

Sobre os projetos

O Cromo Somos trabalha a capacitação e a inserção profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual e Síndrome de Down, nas áreas de culinária, artesanato e atendimento.

O Ortu busca melhorar a qualidade de vida de grupos que se encontram em vulnerabilidade social por meio da geração de renda, proporcionada pela construção e venda de módulos hidropônicos domésticos.

A Elpis atua na inclusão digital de professores por meio de capacitações e uma plataforma digital, intuitiva e automatizada, voltada para a organização, a gestão de tempo e a qualidade de vida.

Sobre a Enactus

A rede Enactus Brasil possui mais de 120 times de universitários que desenvolvem 200 projetos em 22 estados brasileiros, impactando a vida de mais de 77 mil pessoas por meio do empreendedorismo social. A organização não governamental beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos alunos o desenvolvimento de habilidades do ambiente empresarial.