Apala oferta capacitação sobre Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil

Ação é voltada a estudantes de Medicina e Enfermagem e residentes em Pediatria
Por Ascom Ufal com Apala
03/08/2021 12h31

A Apala, instituição que presta serviços para crianças e adolescentes com câncer e adultos com leucemia, promove mais uma capacitação e, desta vez, será sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. Essa ação faz parte do Projeto “Quanto Mais Cedo, Melhor!” e é realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald. A próxima turma para estudantes de Medicina e Enfermagem e residentes em Pediatria ocorrerá nos dias e 2 de setembro, das 19h às 22h.

A capacitação será em formato on-line, pela plataforma do Zoom, e os participantes receberão certificado se atingirem a carga horária mínima. As inscrições já estão abertas e quem tiver interesse, basta preencher o formulário também on-line.

O programa consiste na oferta de capacitação para profissionais da Atenção Básica de Saúde, pediatras das redes SUS e privada, além de estudantes de Medicina e Enfermagem e residentes em Pediatria. A proposta é preparar profissionais e futuros profissionais para que possam suspeitar de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e realizar um encaminhamento mais ágil aos serviços especializados, de maneira a reduzir o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Apala, por meio da Coordenação Técnica da Instituição, pelo telefone (82) 2122-9400.

Desde sua implantação, o Programa capacitou mais de 26 mil profissionais da Atenção Básica de Saúde, 703 estudantes e 39 residentes, em 204 municípios de 14 estados, alcançando a cobertura de cerca de 10.962.699 crianças e adolescentes. A Apala participa do Programa desde a sua fase piloto e, em Alagoas, já capacitou mais de 3.200 profissionais e 34 acadêmicos de Medicina e Enfermagem, em 14 municípios.