Ufal seleciona bolsistas para atuarem como avaliadores de livros didáticos

Alunos de graduação podem se inscrever para cadastro de reserva até quarta-feira, dia 21
Por Simoneide Araújo - jornalista
19/07/2021 13h08

A Universidade Federal de Alagoas, por meio do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) do Instituto de Computação, está com inscrições abertas para seleção de bolsistas que vão atuar como avaliadores de recursos educacionais no âmbito do Programa Nacional de Livro Didáticos (PNLD). Podem se inscrever, até a próxima quarta-feira (21), alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da Ufal, que comprovem disponibilidade de 12 horas semanais, possuam habilidades em softwares de uso acadêmico e profissional [editores de texto e planilhas eletrônicas] e que tenham concluído três semestres letivos.

Estão previstas 400 vagas para cadastro de reserva, sendo 25% destinadas a estudantes cotistas. Para o exercício das atividades, o bolsista avaliador receberá uma bolsa no valor de R$1.080,00 por cada ciclo de avaliação que tem duração de um mês. O financiamento das bolsas será feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com coordenação do Instituto de Computação (IC) da Ufal.

Os candidatos deverão acessar o formulário on-line utilizando o e-mail institucional da Ufal e fazer sua inscrição e enviar a documentação especificada no item 5.3 do edital Edital Nº 01/2021 - Nees/IC/Ufal, que está no anexo abaixo. Caso o aluno não tenha e-mail institucional deverá providenciá-lo para poder participar do processo seletivo.

A seleção dos bolsistas avaliadores será feita em duas etapas: a primeira será análise documental [eliminatória], até dia 23 de Julho, feita pela Comissão de Avaliação, formada pela equipe do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Ufal; e a segunda, coeficiente de rendimento acumulado [classificatória]. O resultado do processo seletivo será divulgado até 26 de Julho.

Os estudantes selecionados neste edital não poderão ter, durante sua atuação como avaliador de recursos educacionais, reprovação em mais de 50% das disciplinas em cada semestre. A contratação será em caráter temporário e o início das atividades dos bolsistas está condicionado ao repasse dos recursos pelo FNDE.

Esse edital de seleção de bolsistas está vinculado ao projeto Inteligência Aumentada na Validação e Análise de Atributos de Materiais e Recursos Digitais do Programa Nacional do Livro Didático, firmado com o FNDE, do Ministério  da Educação.

De acordo com o professor Alan Pedro, coordenador-geral do projeto, o PNLD é um dos maiores programas do mundo no que se refere à avaliação e à distribuição de livros didáticos e a Ufal tem se destacado, nos últimos quatro anos, por contribuir fortemente em sua execução. “Esse projeto busca modernizar a triagem e a avaliação de qualidade dos livros. Por 22 anos, esse trabalho foi liderado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo. No entanto, com o objetivo de modernizar o processo, tal trabalho passou para a responsabilidade do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Ufal. Nossa universidade foi escolhida para tão importante ação da política educacional nacional e temos o desafio de inovar com qualidade e agilidade, gerando impacto positivo para estudantes da educação básica e pública brasileira”, destacou.