Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia lança podcast na Rádio Ufal

O tema do primeiro programa do Ortocast  é a escoliose idiopática
Por Lenilda Luna - jornalista
09/07/2021 10h14
Reunião de apresentação do projeto de podcast

Reunião de apresentação do projeto de podcast

As estudantes Maria Lua Farias, Ayara Lima, Giovanna Rolim apresentaram à Rádio Ufal, em reunião on-line realizada no dia 5 de julho,  uma proposta de programa de áudio que está sendo produzido pela Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (Laot) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Essa é a nossa primeira experiência com a produção de podcast, mas queremos nos comunicar com a comunidade universitária e sociedade alagoana, informando sobre esse tema”, declara a estudante Maria Lua em nome da equipe. 

As estudantes informam que a Laot - Ufal é uma liga acadêmica formada por orientadores e por estudantes de medicina dos campi Arapiraca e Maceió. “Surgiu a partir do interesse desses alunos em aprofundar o conhecimento na área da Ortopedia e da Traumatologia e estender esse conhecimento à comunidade externa. Somos uma entidade autônoma, laica, sem fins lucrativos ou políticos, de duração ilimitada e regida pelos princípios de liberdade de expressão, pesquisa, ensino e extensão”, esclarecem as estudantes. 

As estudantes também informaram sobre como surgiu essa área de estudo e atuação na Medicina. “A partir das deformidades verificadas no ser humano durante sua evolução e da necessidade de corrigi-las, surgiu a Ortopedia. No contexto atual, diversos recursos tecnológicos podem contribuir para o desenvolvimento de competências na Ortopedia, com melhor compreensão e integração de conteúdos de ciências básicas e clínicas, além da possibilidade de se ter as melhores abordagens para a preservação osteomuscular”, destacam as integrantes da Laot. 

Para a equipe que está produzindo os áudios, o podcast sobre ortopedia, que foi nomeado Ortocast, é uma ferramenta simples e prática para veicular informações sobre o tema. “Vamos divulgar  informações relacionadas às afecções osteomioarticulares, bem como formas de prevenção, diagnóstico e tratamento destas, que podem ser trabalhadas em momentos do cotidiano, sem que haja necessidade de interrupção de uma atividade para que a escuta seja feita”, ressaltam as produtoras do Ortocast. 

Os programas começam a ser veiculados a partir de segunda-feira (12), na programação ao vivo da Rádio Ufal e também será disponibilizados no podcast .