Prevenção e cuidados na Oncologia serão premiadas pela Fundação Câncer

Podem se candidatar ao edital pessoas, instituições científicas, hospitalares ou do Terceiro Setor que desenvolvem ações de prevenção do câncer
Por Ascom Ufal
01/07/2021 14h46 - Atualizado em 01/07/2021 às 14h46

A Fundação do Câncer lançou o Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer. A premiação vai reconhecer o trabalho de pessoas, instituições científicas, hospitalares ou do Terceiro Setor que desenvolvem ações de prevenção do câncer, promoção da saúde ou para a melhoria da experiência do paciente e do cuidado integral em Oncologia.

Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de julho pelo site.Os vencedores, serão conhecidos durante o 9º Simpósio Internacional Oncoclínicas, nos dias 29 e 30 de outubro. Além de certificado de participação e medalha, os primeiros colocados das categorias Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer, Cuidados Paliativos e Iniciativas para o Controle do Câncer receberão um prêmio em dinheiro.

"Esta é uma iniciativa importante, pois visa reconhecer, incentivar e unir os profissionais que se dedicam à Oncologia. Nosso intuito é estimular que as futuras gerações se vejam nestes profissionais que se dedicam pela saúde e pela ciência, além de mostrar a importância da inovação e da humanização no atendimento e estudo sobre o câncer", destaca Alfredo Scaff, médico epidemiologista e consultor da Fundação do Câncer.

O prêmio homenageia o médico Marcos Moraes, cirurgião oncológico alagoano de renome nacional e internacional que criou a Fundação. "É a forma de homenagear alguém que teve uma história sem igual e deixou um legado de inovação, gestão, educação e humanidade. Além disso, trabalhou arduamente pela promoção da saúde e contra o tabagismo, que está ligado a vários tipos de câncer. O prêmio, com o apoio do Instituto Oncoclínicas, é uma forma de abraçar profissionais e pesquisadores em tempos desafiadores para todos", destaca Luiz Augusto Maltoni, diretor-executivo da Fundação do Câncer.

O homenageado

O médico alagoano Marcos Fernando de Oliveira Moraes, nascido no município de Palmeira dos Índios (AL), foi diretor do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e idealizador da Fundação do Câncer, sendo presidente do Conselho Curador desde a sua criação. Foi presidente da Academia Nacional de Medicina e estimulou os projetos da Fundação do Câncer até seu falecimento. Moraes formou-se em 1963 em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em cirurgia oncológica na Universidade de Illinois (EUA).

Tornou-se referência e participou de publicações e comissões na Ciência mundial. Foi representante oficial do Brasil na Organização Mundial de Saúde (OMS). O INCA passou a representante oficial do Brasil na Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Programa Tabaco ou Saúde, tendo contribuído para a expressiva evolução da cessação do tabagismo no Brasil com a queda do percentual de fumantes. Além disso, valorizou e apoiou ações em Cuidados Paliativos.