Volta às aulas: confira os serviços da BC para o novo semestre

Sistema Sibi possui diversos serviços on-line, inclusive emissão de Nada Consta e depósito de documentos no Repositório
Por Jacqueline Freire – jornalista
09/06/2021 09h51 - Atualizado em 09/06/2021 às 09h59

O novo semestre letivo terá início em 22 de junho, em caráter remoto obrigatório, e, na tentativa de auxiliar os estudantes e demais usuários nesse período de pandemia, a Biblioteca Central está oferecendo atendimento remoto, uma vez que o presencial continua suspenso por conta da pandemia da covid-19.

No portal eletrônico do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Ufal é possível ter acesso a acervos digitais, serviços on-line, links de apoio à pesquisa, e-books, guias, tutoriais, fontes de pesquisa e mais.

Segundo Ana Paula Cassé, assistente em administração da Biblioteca Central, para usufruir dos serviços on-line é necessário estar cadastrado nas bibliotecas. “Os estudantes novatos e/ou veteranos (sem cadastro) poderão efetuar seu cadastro, observando as instruções do Guia de Serviços do SiBi da Ufal disponível na aba >>Guias e Tutoriais<< do menu principal do portal eletrônico do Sistema”, explicou.

“Após a efetivação da matrícula, os estudantes novatos deverão aguardar o prazo de uma semana para obterem o acesso ao serviço de cadastro on-line do Sibi”, diz Ana Paula. Após o cadastro, o usuário tem acesso a todos os serviços da BC, como emissão de Declaração de Nada Consta (DNC), elaboração de ficha catalográfica e depósito de documentos no Repositório da Ufal.

Devolução de livros

Os empréstimos de livros continuam suspensos nesse período remoto, mas quem ainda tem livros para devolver pode fazer o agendamento da devolução por e-mail. Este serviço é exclusivo para usuários que ainda possuem livros emprestados desde o período anterior à suspensão das atividades presenciais na Ufal e que, em virtude da colação grau, emissão de diploma, trancamento de matrícula, desistência de curso ou saídas para mobilidade ou por transferência, necessitam da Emissão da Declaração de Nada Consta nas bibliotecas.

Os horários de atendimento e todos os contatos (e-mails) das bibliotecas para a realização do agendamento e a resolução de outras demandas estão dispostos no portal do Sibi e nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube. A Biblioteca dispõe ainda de um Guia de Serviços com passo a passo dos serviços, basta acessar este link.