Pós-graduação em Física abre edital para mestrado e doutorado

Inscrições podem ser feitas até 5 de julho
Por Ascom Ufal
18/06/2021 12h41

O Programa de Pós-graduação em Física abriu edital para 20 novas vagas, sendo dez para mestrado e dez para o doutorado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente on-line, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), até o dia 5 de julho.

Os candidatos devem enviar a documentação solicitada de forma eletrônica, em formato PDF, no momento da inscrição. É preciso estar atento ao preenchimento do formulário no ato da inscrição, para identificar se é para o mestrado ou o doutorado. O PPGF informa que as inscrições realizadas no Sigaa no nível não pretendido, por engano, não serão homologadas.

Podem participar da seleçã para o mestrado, candidatos graduados em Física ou áreas afins e portadores de diploma ou certificado de nível superior emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. Para o doutorado, os candidatos devem ser graduados e ter mestrado em Física ou áreas afins, sendo portadores de diploma ou declaração que comprove os títulos emitidos por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC.

Seleção

O Processo Seletivo será realizado por uma comissão de docentes, realizado em três etapas: análise do currículo, análise de Histórico Escolar e Exposição de Motivos. A nota final será a média ponderada das três etapas, menos a pontuação por vínculo prévio.

Será deduzido três pontos da nota final para candidatos que tenham vínculo prévio no PPG ou em qualquer outro, no mesmo nível (doutorado), esteja o vínculo ativo no momento da inscrição ou encerrado por desligamento, abandono ou titulação.

Resultado

Os resultados serão divulgados exclusivamente pela coordenação do PPGF, na página do programa, em data provável de 16 de julho. As matrículas dos selecionados serão realizadas no dia 2 de agosto e o início das aulas está previsto para o dia 9 do mesmo mês.

O edital conta com percentual de vagas destinadas a portadores de deficiência, indígenas e negros. Mais informações e o edital completo neste link.