Período 2020.2 na Ufal terá início com palestra sobre arte, ciência e tecnologia

Recepção aos novos alunos será on-line, no dia 22 de junho
Por Manuella Soares - jornalista
17/06/2021 16h23 - Atualizado em 18/06/2021 às 19h30

O semestre letivo 2020.2 da Ufal começa na próxima terça-feira (22) e será essencialmente remoto. Para dar as boas-vindas aos novos estudantes, haverá uma aula inaugural on-line das 15h às 17h, com transmissão simultânea pelos canais Ufal Oficial e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd Ufal) no Youtube.

O evento é organizado pela Reitoria e Prograd, com apoio das pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex), direções acadêmicas dos campi do interior, Diretório Central dos Estudantes (DCE), e entidades representativas dos docentes (Adufal) e dos técnicos (Sintufal).

O professor emérito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pedro Nunes Filho, é o convidado para apresentar o webinário Universidade e Pluralidade: Arte, ciência e tecnologia. A palestra terá mediação da professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) e presidente do Fórum dos Diretores das Unidades Acadêmicas, e do pró-reitor de Extensão, professor Clayton Santos.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Regina Maria, da Prograd e coordenadora do Proford, a aula inaugural “tem por objetivo recepcionar os ‘feras’ do semestre letivo 2020.2, acolhendo-os nesse momento pandêmico tão desafiador, assim como visa transmitir a estes novos universitários um pouco da diversidade na qual se insere uma instituição de ensino superior”.

Para apresentar um pouco da Ufal aos recém-chegados, participam da mesa de honra o reitor Josealdo Tonholo; a vice-reitora Eliane Cavalcanti; os pró-reitores de Graduação, Amauri Barros; de Extensão, Clayton Santos; e Estudantil, Alexandre Lima; a presidente do Fórum dos Diretores, Elaine Pimentel; a diretora acadêmica do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Rosa Cavalcante Lira; e os diretores acadêmicos do Campus do Sertão, Thiago Trindade Matias; e do Campus Arapiraca, Elthon Allex Oliveira; o coordenador-geral do DCE, Alex Santos, o coordenador-geral do Sintufal, José Marcos Gomes; e o presidente da Adufal, Jailton Souza Lira.

Os estudantes que assistirem ao webinário podem obter certificado de participação por meio de uma avaliação que será disponibilizada on-line, onde será possível comentar os conteúdos e temas apresentados.

Seguindo o calendário acadêmico aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), o período de 22 a 26 de junho é reservado para ajustes de matrícula com as coordenações dos cursos. E de 28 a 30 são realizas as matrículas para as vagas remanescentes. O prazo para requerer trancamento fica aberto até 22 de julho.

Sobre o palestrante

Pedro Nunes Filho é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) com bolsa sanduíche na UAB - Espanha. E tem pós-doutorado na área de Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona.

Autor de filmes, vídeos e projetos multimídia com destaque para o filme Closes, o vídeo experimental Cortejo de Vida e dois vídeos didáticos que são referência para pesquisadores, educadores e profissionais das áreas de Educação, Comunicação e Direitos Humanos: Escola sem Preconceitos e Escolas Plurais: Inclusão, Gênero e Sexualidade, ambos produzidos pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulheres e Relações de Sexo e Gênero da UFPB, com apoio financeiro do Ministério da Educação.

O professor é autor de 16 livros autorais e coletâneas que mobilizaram pesquisadores nacionais e estrangeiros. Destaque para Democracia Fraturada; As Relações Estéticas no Cinema Eletrônico, e o livro-dossiê Imprensa, Crise Política e Golpe no Brasil.