Núcleo de Acessibilidade realiza acolhimento nesta sexta (2)

Estudantes com deficiência e necessidades especiais devem enviar e-mail solicitando participação
Por Jacqueline Freire - jornalista
30/06/2021 16h02 - Atualizado em 30/06/2021 às 18h00
Foto da Equipe NAC em 2019

O Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza na próxima sexta-feira, 2 de julho, a partir das 10h da manhã, o acolhimento aos estudantes com deficiência que iniciarão o período 2020.2. A transmissão será feita via Google Meet, para participar, o estudante deve enviar e-mail informando seu interesse para o endereço: atendimento.nac@proest.ufal.br.

Durante a transmissão, haverá tradução em Libras. O objetivo do NAC é abrir diálogo e construir um espaço de intercâmbio com os estudantes. Hoje o Núcleo está presente tanto no Campus A. C. Simões, como em Arapiraca. “Nesse semestre também estamos realizando – como forma de acolhimento - um Círculo de Cuidados para receber novas e novos discentes. E fazer essa ponte entre estudantes veteranos”, diz a assistente social Danielly Spósito.

Ela conta que o Círculo de Cuidados é um espaço de diálogo entre os participantes (PcD), onde o maior interesse é expressar os sentimentos. “Ao meio de tantas reuniões, aulas, seminários etc. o círculo de cuidados tem como objetivo acolher o que estamos sentindo, falar sobre esses sentimentos, desenvolver a capacidade de nos acolher etc.

O NAC

O NAC é o setor da Pró-Reitoria Estudantil que trabalha com discentes com deficiência que necessitam de algum tipo de apoio pedagógico. Durante a pandemia o setor cresceu e hoje trabalha junto com o Laboratório de Acessibilidade (LAC) e o Centro de Inclusão Digital (CID).

Para ter acesso aos serviços do Núcleo, basta preencher o formulário que está disponível no link. Nele o estudante dará informações e o setor de Serviço Social entrará em contato para agendamento de entrevista on-line. A ação é de fluxo contínuo.