Centro Acadêmico cria ouvidoria para avaliar período remoto

Iniciativa dos estudantes de Arapiraca deve criar um banco de sugestões para os próximos semestres
Por Jacqueline Freire - jornalista
08/06/2021 16h35 - Atualizado em 08/06/2021 às 16h38

Desde o dia 4 de junho, último dia das aulas síncronas do período remoto, o Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF) do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem feito um trabalho de ouvidoria junto aos estudantes. A ideia é levantar informações e criar um banco de sugestões para a Coordenação do curso de Educação Física Licenciatura e para o Colegiado do curso de Educação Física Licenciatura, para melhorias na disponibilização das aulas.

Para participar da pesquisa, é preciso ser estudante do curso de Educação Física – Arapiraca, e ter cursado o período 2020.1. O link da pesquisa está sendo divulgado nos grupos e salas do curso.

Segundo o estudante Ywgne Vieira, a ouvidoria tem previsão de encerrar o questionário no próximo dia 10 de junho, no entanto, o quantitativo de participações tem sido baixo. “Porém destaca-se que alunos e alunas de todos os períodos já enviaram suas contribuições para a ouvidoria, o que pode ser bastante útil para criação de políticas internas de melhorias”, diz.

Ele diz que durante o último período letivo, o CAEF recebeu diversos relatos de estudantes com algumas dificuldades em acompanhar as aulas pelos mais variados motivos, como: conciliar os estudos com as atividades domésticas, precisar trabalhar para completar a renda da família, não ter uma internet de qualidade, não conseguir se concentrar nas aulas à distância, não compreender bem algumas metodologias usadas, entre outros fatores intrínsecos.

“Sem falar no fato de que alguns trancaram o curso por não conseguir realizar as atividades de forma remota com a eficiência necessária”, afirma. “Levando em consideração esses fatos, nós do CAEF pensamos em realizar a Ouvidoria do Período Remoto 2020.1, para que possamos contribuir de alguma forma no prosseguimento do ano letivo, possibilitando ferramentas mais acessíveis e analisando dificuldades em prol de melhorar estratégias para o bem-estar de todos e todas, assim, possivelmente, estudantes e o curso de Educação Física Licenciatura da Ufal Arapiraca estarão mais fortalecidos para o próximo período letivo”, explica.

Confira mais informações no Instagram do CAEF.