Sertão inicia atividades com solidariedade às vítimas da pandemia

O diretor acadêmico Thiago Matias defendeu a vacinação ampla de toda a população
Por Lenilda Luna - jornalista
24/06/2021 11h23 - Atualizado em 02/07/2021 às 14h41

O professor Thiago Trindade Matias, diretor acadêmico do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), iniciou a solenidade virtual de recepção aos calouros do período 2020.2 com uma manifestação de solidariedade às famílias das mais de 500 mil vítimas fatais da pandemia de Covid-19 no Brasil. “O que mais nos entristece é saber que tantas vidas foram perdidas para uma doença para a qual já existem vacinas. Diante dessa situação dramática, devemos continuar reivindicando o direito de todas as pessoas à vacinação”, declarou o diretor. 

Foram recepcionados os novos estudantes de Pedagogia, Engenharia de Produção, História e Ciências Contábeis. Ao todo, o Campus do Sertão oferece oito cursos, sendo seis na sede, em Delmiro Gouveia, e mais dois na Unidade de Santana do Ipanema.  “É sempre muito emocionante receber os novos estudantes, apesar de estarmos vivendo esse momento dramático da pandemia, que nos atinge enquanto comunidade universitária”, destacou Lidiane da Silva, técnica-administrativa em Educação. 

Lidiane apresentou o funcionamento da Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA). “Vocês podem tirar todas as dúvidas sobre a rotina acadêmica conosco. Infelizmente, por enquanto, a maioria dos atendimentos está acontecendo de forma virtual, mas com certeza vamos nos encontrar durante a jornada de vocês aqui na Universidade. Desejo muito sucesso a todos e todas. Aproveito para informar que temos um manual de procedimentos acadêmicos que pode ser muito útil e está acessível no site institucional”, informou a técnica.  

 

As informações sobre o Sistema de Bibliotecas (Sibi) foram repassadas pela bibliotecária Rafaela Lima. “Nesse período que a Ciência tem sido tão atacada, é importante compartilhar conhecimento. Nosso acervo virtual está à disposição de toda a comunidade acadêmica.  É um material muito rico, formado pelas produções científicas da Universidade, pelas revistas digitais, além de periódicos, ebooks e ferramentas de pesquisa. Em breve, esperamos receber a visita de vocês também no nosso prédio”, destacou Rafaela. 

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) foi apresentado pelo técnico Jonas Silva. “Qualquer dúvida sobre como usar os sistemas da Ufal, como o Sigaa e o Sie Web, podem entrar em contato conosco pelo email do NTI”, destacou Jonas. Em seguida, foram os representantes dos estudantes, Daiana Silva e David Barros, que fizeram a saudação aos calouros e calouras. “Que a mesma determinação que trouxe vocês aqui hoje se mantenha durante toda a graduação. Aproveitem ao máximo tudo o que a Universidade tem a oferecer”, saudou Daiana. 

Também participaram da recepção on-line os técnicos Bennet Roosevelt, da unidade de Santana do Ipanema, Aloisio Noberto dos Santos, da Gerência Estudantil, que repassaram informações técnicas para os estudantes. Já o professor Hermani Magalhães, destacou os desafios do ensino remoto, que foi uma imposição da pandemia de Covid-19. “Estamos nos empenhando para manter essa relação próxima e acompanhar as dificuldades de cada estudante. O que queremos é superar esse momento da melhor forma possível”, ressaltou o professor. 

O diretor- geral Agnaldo Santos finalizou a primeira parte das solenidade, apresentando um panorama da produção acadêmica e científica do Campus do Sertão. “Apesar de todas as dificuldades desse momento de distanciamento, tivemos alguns aprendizados interessantes. Por exemplo, muitas reuniões com a gestão central, para as quais tínhamos que nos deslocar 300 km até Maceió, estamos conseguindo resolver em reuniões virtuais. Essa é uma orientação que podemos manter mesmo depois da pandemia. Quanto ao ensino, defendemos que seja primordialmente presencial. É fundamental essa relação do professor com a turma”, refletiu o diretor. 

O segundo momento da aula inaugural foi mediada pela técnica Lidiane Santos, que apresentou a palestra  da psicóloga Ana Carolina Santana Costa, com o tema: Aulas remotas e rotina na pandemia: é possível se adaptar a mais essa novidade? “Cada um de nós precisa ter flexibilidade para enfrentar os desafios desse momento da pandemia, individualmente e coletivamente. Não é fácil lidar com todas essas mudanças, mas precisamos continuar”, orientou a psicóloga. 

Quem perdeu a palestra ao vivo, pode conferir no link