Campanha dos 60 anos da Ufal inspira projeto de alunos do curso de Comunicação

Trabalho feito na disciplina de Publicidade e Propaganda fez eles pensarem na importância da instituição para o Estado
Por Jacqueline Freire e Simoneide Araújo – jornalista
16/06/2021 16h29

Lançada em novembro de 2020, a campanha comemorativa aos 60 anos da Universidade Federal de Alagoas está consolidada e vem sendo destacada semanalmente com os quadros criados pela Assessoria de Comunicação (Ascom) para marcar o ano de celebração da criação da instituição sexagenária. Além de bem-aceita pela comunidade acadêmica, a campanha, que tem como tema Ufal 60 Anos: raízes conectad@s com o futuro, também serviu de inspiração para que alunos do curso de Comunicação Social desenvolvessem o trabalho final da disciplina Publicidade e Propaganda.

O selo comemorativo e toda identidade visual da campanha oficial dos 60 anos da Ufal foram criados pelo servidor da Ascom da própria Ufal, Daniel Aubert. “A partir das conversas que tive com a equipe envolvida no projeto, escolhi usar mãos que se intersectam e simbolizam união em tempos de divergência; simbolizam diversidade e esperança como uma flor que desabrocha. E o selo é variável, se adaptando aos mais diversos temas que podem ser abordados nas comemorações dos 60 anos, como cultura, ciência, tecnologia e muito mais”, explicou.

Por causa da pandemia da covid-19, as comemorações tiveram de ser virtuais, desde o dia 25 de janeiro deste ano, data de início da celebração. Toda semana a Ascom traz um registro nos quadros Sou60 ou no Minha História na Ufal. Também foi lançado site dos 60 anos, concebido pelo bolsista do Núcleo de Tecnologia da Informação, João Victor Nunes, num formato de hotsite; uma exposição fotográfica virtual, com curadoria do servidor e fotógrafo Renner Boldrino; além de vídeos de artistas e servidores parabenizando a Universidade. Até dezembro deste ano, várias atividades virtuais vão acontecer para celebrar a data.

Projeto acadêmico

Sobre o projeto acadêmico dos alunos de Jornalismo e Relações Públicas, a ideia foi trabalhar na disciplina os 60 anos da Ufal, mesmo enfrentando a pandemia e os desafios do distanciamento social e a impossibilidade de ir até a Universidade. Tudo aconteceu de forma remota e utilizando imagens do site ou de registros pessoais dos alunos e o trabalho foi feito.

A professora Manoella Neves, que supervisionou a turma, conta como surgiu a ideia para o trabalho: “Na cadeira de Publicidade e Propaganda, durante o semestre, os alunos aprendem sobre alguns elementos para a criação publicitária e ao fim da disciplina é solicitada a produção de uma campanha na qual, geralmente, eu indico o tema/cliente. Neste semestre, planejei a disciplina a partir desta proposta dos 60 anos da Ufal, apresentei à turma que ‘abraçou’ com esmero o trabalho”, explicou.

Para a montagem das artes das peças foram usados programas de edição de acesso mais fácil para cada estudante ou grupo. A professora orientou o processo de criação por etapas, em cada aula síncrona. “A partir de uma observação sobre a Ufal [inclusive no seu site, a aba sobre os 60 anos], preenchemos juntos, eu e a turma, um briefing com os direcionamentos que queríamos para a campanha. O tom (approach) escolhido foi o emotivo com perspectiva de colocar texto e imagem que identifiquem uma relação próxima com a Ufal”, disse a professora.

Das mídias pensadas para a campanha foram feitos: banner, posts, vídeos e spots para rádio. Cada grupo também desenvolveu uma identidade visual para sua proposta de campanha, como pode ser observado no arquivo em anexo. Para Victor Lima, estudante do 8º período de Jornalismo, elaborar o trabalho teve sabor especial. “É uma instituição que eu sempre admirei e sempre quis ser parte por tudo o que a Universidade Federal de Alagoas representa social e economicamente para o nosso Estado. A nossa ideia foi focar justamente no lado social e o tema da campanha foi ‘transformando vidas, fazendo história’, porque é como meu grupo e eu achamos que a Ufal trabalha e cresce cada vez mais - crescimento que anda de mãos dadas com a nossa sociedade, impulsionando-a pra frente”, registrou.

O estudante conta ainda que o desafio maior para a criação da campanha foi criar o conteúdo de casa, sem poder gravar imagens reais e atuais da Universidade. “O apoio da nossa professora, Manoella Neves, tanto pelo conteúdo transmitido nas aulas on-line quanto na hora de produzir, realmente foi primordial. A pandemia mexe demais com o nosso psicológico, impediu que a gente conseguisse fazer mais, mas a chegada da Ufal aos 60 anos mostra a sua força enquanto instituição educacional que supera desafios diariamente”, afirmou.

Já a estudante do 5º período de Relações Públicas, Lisiane Idalino, conta que seu grupo pensou a campanha em quatro partes, unindo os 60 anos da Ufal com algo que simbolizasse Alagoas. “Assim, pensamos no Guerreiro Alagoano. O maior desafio foi juntar as ideias para produzir o conteúdo e as estratégias. Quando pensamos no Guerreiro, logo visamos a entrada da reitoria, que mostra o símbolo forte que a Ufal leva”, revelou.

O sucesso do trabalho amenizou os contratempos do ensino remoto. É o que diz a estudante Marina Prazeres Cortez, do 7º período de Jornalismo: “Pude, mesmo que on-line, ter um maior contato com o cenário de uma agência e todos os processos da construção de uma campanha. As etapas de produção dos conteúdos foram as mais desafiadoras, mas foram nelas que pude criar um olhar mais apurado. Esses 60 anos trazem muita reflexão para tudo que foi construído e idealizado nesse percurso, assim, além de ter a experiência acadêmica com a matéria pude relembrar os meus passos dentro dessa casa e o quanto isso foi e é importante para minha trajetória pessoal e profissional. Nada melhor para traduzir isso tudo do que o slogan da minha campanha: Ufal 60 anos de uma alagoana formadora de sonhos“, afirmou.