Bolsas de extensão da Ufal em atraso serão pagas até 30 de agosto deste ano

A Ufal não está parada e está viabilizando junto ao Executivo Federal meios de reconstituir seu Orçamento
Por Ascom Ufal
02/06/2021 13h25 - Atualizado em 02/06/2021 às 16h08

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufal informa à comunidade extensionista da que, após avaliação profunda do crítico quadro financeiro da Ufal realizada em conjunto com o Gabinete do Reitor, ficou estabelecido que todas as bolsas de extensão em atraso serão devidamente pagas aos bolsistas até a data limite de 30 de agosto deste ano.

Mesmo frente ao profundo corte orçamentário sofrido pelas instituições federais de ensino superior (Ifes) no Orçamento Geral da União (OGU) de 2021,  a maior parte das bolsas de extensão em atraso devido aos cortes orçamentários já foi devidamente paga ao corpo discente. A Ufal não está parada e está viabilizando junto ao Executivo Federal meios de reconstituir seu orçamento, seriamente comprometido no ano corrente.

A direção da Ufal está buscando meios para o mais rapidamente possível retomar o financiamento de suas atividades de extensão, uma vez que este fomento é realizado com recursos de custeio do orçamento da Ufal, não contando com rubricas orçamentárias próprias – e fundamentais – como a destinada às ações de assistência estudantil asseguradas pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Plano este que, do mesmo modo, também sofreu corte de aproximada e inicialmente 18,4%, ou quase R$ 4 milhões, somente em 2021.

Ainda sobre o Pnaes, se considerados os recursos aprovados e que não estão “supervisionados” pelo Ministério da Economia,  o corte no financiamento da assistência estudantil na Ufal pode chegar a 66% do orçamento próprio.

A gestão da Universidade Federal de Alagoas reitera sua defesa irrestrita ao fomento das atividades de extensão, imprescindíveis à formação de nossos estudantes, à edificação de uma nação mais justa e à garantia da autonomia universitária no contexto do vital e inquestionável papel exercido pelas universidades públicas, gratuitas e de qualidade na sociedade brasileira.