Ufal lança edital para seleção de 14 bolsistas que vão atuar no Paespe

Chamada é uma parceria do Centro de Tecnologia com a Pró-reitoria de Extensão
Por Ascom Ufal
18/05/2021 14h14 - Atualizado em 18/05/2021 às 19h14

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Ufal lançou, na segunda-feira (17), o edital nº 01/2021, para seleção de 14 bolsistas que vão atuar no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe). O Programa prevê o desenvolvimento de atividades semanais no âmbito educativo para apoio aos alunos da rede de ensino básico e médio, visando a melhoria do desempenho escolar, o acompanhamento e o diálogo com os pais. As inscrições serão realizadas nos dias 20 e 21 de maio, exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Basta clicar aqui. Se precisar conferir o edital, você pode conferir neste link.

O Paespe é vinculado à Proex e busca estimular jovens em vulnerabilidade social a ingressar no ensino superior. Diante do corte orçamentário de R$ 42 milhões sofridos em sua verba de custeio no Orçamento de 2021 e da necessidade de suspender temporariamente as suas bolsas de extensão, o edital nº 01/2021 tem recursos garantidos pelo Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, parceiro da Proex no lançamento da chamada.

“Sem o apoio do Ctec, a Proex não teria como lançar este edital neste momento. Aliás, esta ideia de um novo edital do Programa nasceu no próprio Ctec, com a liderança do professor Roberaldo Souza e da equipe do Paespe, além, é claro, do apoio fundamental de toda a direção de nosso Centro de Tecnologia, que disponibilizou de R$ 67.200,00 para o fomento desta iniciativa”, disse o pró-reitor de Extensão Clayton Santos.

Santos reitera que toda a gestão da Ufal está empenhada em retomar tão logo quanto possível o fomento financeiro às ações de extensão da Ufal. “A equipe da Proex está empenhada nisso, e as equipes da Proginst e do próprio Gabinete do Reitor também estão buscando formas de retomarmos estes programas de bolsas. Do mesmo modo, estamos buscando parcerias para religarmos este financiamento. O momento é de grave crise financeira e restrição orçamentária, mas o financiamento da extensão é visto como prioritário para a gestão, que está se esforçando ao máximo para esta retomada”, disse o pró-reitor, que também agradeceu “o trabalho integrado da equipe da Proginst na formatação legal deste edital fomentando pelo Ctec”.