Três universidades realizam o 3º Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana

Cidades Sustentáveis, Resilientes e Inteligentes é o tema deste ano; submissão de trabalhos segue até 18 de junho
Por Ascom Ufal
06/05/2021 14h56

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, entre os dias 24 e 26 de novembro, a terceira edição do Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana (Singeurb). O evento acontece de forma totalmente remota, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Interessados em encaminhar trabalhos devem acessar o site do evento e seguir as instruções. O prazo para encaminhamentos vai até 18 de junho.

O tema do evento este ano será Reflexões e Proposições para Cidades Sustentáveis, Resilientes e Inteligentes. A ideia é promover reflexões e proposições para as cidades, levando em consideração o atual estado de crise, desde os aspectos de governança urbana e participação até os aspectos de tecnologias e sistemas de informação, passando pelos aspectos tecnológicos e infraestruturais.

Segundo o professor Odair Moraes, coordenador do evento, a realização do Singeurb 2021 em Alagoas será de forma totalmente remota com a organização de três universidades localizadas em regiões distintas. Para ele, essa será uma grande oportunidade de reunir especialistas, docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o país, com atuação e interesse nas cidades como locus de atividades humanas.

“O evento objetiva discutir os temas-chave de cidades sustentáveis resilientes e inteligentes, foco da edição de 2021.Neste sentido, a temática insere as discussões emergentes de governança, políticas públicas, planejamento urbano, tecnologia, meio ambiente, conexões, coesão social, capital humano e a economia urbana. A amplitude perpassa para avaliarmos sob vários olhares que cidades construímos para debatermos que cidades queremos ter”, explicou Moraes.

O evento

O Singeurb é um evento bianual realizado pelo Grupo de Trabalho Engenharia Urbana e Política Habitacional (GT Urbano) da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac).

Serão sete subtemas principais, em um conjunto de tópicos para orientar a organização das sessões temáticas: Inserção social e Governança Urbana; Riscos Ambientais Urbanos; Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana; Atividades e Formas Urbanas; Mobilidade e Acessibilidade Urbanas; Habitação e Tecnologias e Sistemas de Informação Urbanos.

A programação preliminar já está disponível no site do evento. Saiba mais nas redes sociais Facebook e Instagram.