Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Química e Biotecnologia

São 12 vagas para o mestrado e seis para doutorado; aulas iniciam em agosto
Por Ascom Ufal
20/05/2021 16h37 - Atualizado em 04/06/2021 às 14h56

Estão abertas as inscrições para as novas turmas de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) stricto sensu do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas. O Programa disponibilizou 12 vagas para mestrado e seis para doutorado.

Os interessados em participar da seleção têm até o dia 18 de junho para enviar a documentação. As aulas devem iniciar no próximo dia 9 de agosto.

Para o mestrado, a seleção será feita com base na análise curricular e do histórico escolar. O Programa possui oito áreas de concentração, são elas: Química biológica e medicinal; Química de materiais; Química verde e energia; Química analítica e ambiental; Eletroquímica e interfaces; Catálise molecular e de superfície; Química de produtos naturais e ecologia química; e Química tecnológica, biotecnologia e empreendedorismo.

Para inscrição, é preciso acessar o site do Sigaa e enviar os documentos solicitados no edital. Todos os documentos devem ser digitalizados, gravados em formato PDF [frente e verso, quando houver] e enviados eletronicamente. A inscrição é efetivada com a confirmação gerada pelo sistema, devendo ser impressa para possíveis necessidades de comprovação.

Podem participar da seleção todos os portadores de diplomas de cursos de graduação em Química (bacharelado e licenciatura) ou áreas afins, obtidos em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC. Concluintes de cursos de graduação poderão participar do processo seletivo, contudo a admissão no mestrado será condicionada à colação de grau até a data da matrícula institucional no curso de mestrado do Programa.

Doutorado

Já no doutorado, as linhas de pesquisa são: Química biológica e medicinal; Química de materiais; Química verde e energia; Química analítica e ambiental; Eletroquímica e interfaces; Catálise molecular e de superfície; Química de produtos naturais e ecologia química; e Química tecnológica, biotecnologia e empreendedorismo.

Para participar da seleção para o doutorado, os portadores de diplomas com título de mestre em Química ou Biotecnologia ou áreas afins, obtidos em cursos de pós-graduação devidamente reconhecidos pelo MEC. Concluintes de cursos de mestrado poderão participar do processo, contudo a admissão no curso de doutorado será condicionada à defesa da dissertação de mestrado até a data da matrícula institucional no doutorado.

O processo de seleção também será feito com base na análise curricular e histórico escolar. A inscrição também é feita no site do Sigaa e o edital está neste link.