ICBS produz Atlas de Histologia para auxiliar estudantes da área de saúde

Iniciativa da professora Leonora Bastos deve auxiliar os estudos nos cursos da área da saúde
Por Jacqueline Freire – jornalista
12/05/2021 17h51 - Atualizado em 12/05/2021 às 17h55

Uma iniciativa da professora de Histologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Leonora Bastos, junto com a mestranda Lilianny Oliveira, disponibilizou gratuitamente no repositório da Universidade Federal de Alagoas um Atlas de Histologia Básica. O material conta com mais de 80 páginas coloridas e é uma ferramenta que pode ser utilizada por estudantes dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Medicina e Medicina Veterinária, que desejem se preparar para exames práticos; além de estudantes da pós-graduação.

A professora Leonora conta que o trabalho é resultante de uma pesquisa de cinco anos. “A ideia surgiu quando eu estava preparando minhas aulas em Powerpoint para retornar da licença maternidade. Na mesma semana a ex-monitora Lilianny me mostrou um slide que tinha feito sobre a aula de Pele. Daí iniciamos as atividades para a produção do Atlas”, contou.

Ela explica que todas as fotomicrografias são do acervo do Setor de Histologia e várias delas foram realizadas pela professora Salete Smaniotto, que se aposentou recentemente.

Para ter acesso ao Atlas, clique aqui.