Apala oferta capacitação sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Atividade é voltada a profissionais e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem
Por Ascom Apala
20/05/2021 16h19

A Apala, instituição que presta serviços para crianças e adolescentes com câncer e adultos com leucemia, ofertarácapacitação sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. A Capacitação é parte integrante do projeto Quanto Mais Cedo, Melhor! e é realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald. O programa consiste na realização de capacitações de profissionais da Atenção Básica de Saúde, pediatras da rede SUS e privada, além de estudantes de medicina e enfermagem, para que possam suspeitar de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e realizar um encaminhamento mais ágil aos serviços especializados, reduzindo o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes.

A primeira turma para estudantes e residentes ocorrerá nos dias 14 e 17 de junho, no horário das 19h às 22h. A capacitação será em formato on-line, pela plataforma do Zoom, sendo disponibilizado certificado de participação para aqueles que atingirem a carga horária mínima. Nesta primeira turma serão ofertadas 60 vagas e terá como público-alvo acadêmicos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Tiradentes (Unit), assim como residentes em Pediatria do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU).

Para se inscrever, basta clicar neste link. Para mais informações é só entrar em contato com a Apala, por meio da Coordenação Técnica da Instituição (82) 2122-9400.

Desde sua implantação, o Programa capacitou mais de 26 mil profissionais da Atenção Básica de Saúde, 703 estudantes e 39 residentes, em 204 municípios de 14 Estados, alcançando a cobertura de quase 11 milhões de crianças e adolescentes. A Apala participa do Programa desde a sua fase piloto e, em Alagoas, já capacitou mais de 3.200 profissionais e 34 acadêmicos de Medicina e Enfermagem, em 14 municípios.