Ginástica na formação de professores e na escola é tema de Simpósio

Palestras do seminário seguem até dia 26 de maio
Por Ascom Ufal
23/04/2021 11h35 - Atualizado em 23/04/2021 às 11h43

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel) da Ufal realiza até o dia 26 de maio, em parceria com o Pibid Educação Física e a Rede Lepel de Grupos de Pesquisa, o 1º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - A ginástica na formação de professores e na escola: contribuições da abordagem crítico-superadora.

A ideia do evento é integrar professores com diferentes experiências com a ginástica no diálogo com a abordagem critico-superadora para o trato com esse conhecimento em diferentes níveis de ensino e diferentes espaços e tempos pedagógicos, de forma a ampliar as referências dos estudantes, que estão no segundo período do curso de graduação, sobre essas possibilidades com esse conhecimento na escola.

O evento é ligado à disciplina Metodologia do Ensino da Ginástica para Todos do curso de licenciatura em Educação Física do Campus Arapiraca. É coordenado pelos professores Joelma de Oliveira Albuquerque, Ailton Cotrim Prates e Deysianne Matos Silva, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

“Ressaltamos que o evento reúne pesquisadores de diversas universidades do país, que vêm dando significativa contribuição para o desenvolvimento de ações de ensino, de pesquisa e de extensão que possibilitam ricas reflexões que colaboram com o desenvolvimento dos nossos estudos e pesquisas na Ufal, mas que ficará disponível para que outras pessoas possam usufruir deste importante conhecimento”, explicou Joelma Albuquerque.

Até agora, estão inscritas cerca de 170 pessoas no evento, que continua com as inscrições abertas e gratuitas, pelo do Sigaa da Ufal, bastando apenas procurar pelo título.

A próxima atividade acontece no dia 28 de abril, com a participação do professor Davi Romão Teixeira (UFRB). Ele vai destacar o tema O ensino da ginástica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A palestra acontece das 9h20 às 11h, no canal do Lepel/Ufal no YouTube.

Abertura

O seminário começou no último dia 14 de abril, com a professora Celi Taffarel, da Universidade Federal da Bahia, que fez uma exposição sobre a ginástica, tomando como referência a história como matriz científica. A abordagem vem sendo desenvolvida desde 1992, por meio da obra clássica Metodologia do Ensino de Educação Física, escrita pelo Coletivo de Autores, do qual Celi Taffarel fez parte. De lá para cá, a professora orientou mais de 80 mestres e doutores que desenvolveram muitas ações e pesquisas que foram sintetizadas pela professora em sua fala.

Caso você tenha interesse em assistir, basta acessar o vento neste link.