Estudantes são convidados a participar de pesquisa que envolve jogos digitais

Estudo tem parceria com a UFSC e Aveiro e deve entender como os jogos podem potencializar o aprendizado
Por Jacqueline Freire – jornalista
27/04/2021 15h10 - Atualizado em 27/04/2021 às 15h13

Uma pesquisa de pós-doutorado coordenada pelo professor Fernando Pimentel, do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas, deve favorecer a reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem no que se refere aos jogos digitais. Para colaborar com a pesquisa, os estudantes da graduação estão sendo convidados a responder um breve questionário on-line.

Para participar, basta responder ao documento clicando aqui. O estudo deve discutir as possibilidades de aprendizagem por meio dos jogos digitais, compreendendo que estes artefatos estão presentes na vida de parte dos universitários. A ideia é analisar quais estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem são potencializadas por meio dos jogos digitais em contexto de estudantes universitários [graduação].

Segundo o professor Fernando Pimentel, há um intercâmbio de metodologia de pesquisa, com uma relação institucional que favorece a Ufal, a UFSC e a Universidade de Aveiro. “A pesquisa discute as possibilidades de aprendizagem por meio dos jogos digitais, compreendendo que estes artefatos estão presentes na vida de parte dos universitários”, explicou.

A pesquisa, inédita e intitulada Estratégias de Aprendizagem com Jogos Digitais no Contexto Universitário, está sendo feita na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade de Aveiro, Portugal, duas universidades referência em estudos e pesquisa sobre tecnologias. Além das professoras Daniela Karine Ramos (UFSC) e Margarida Marques (Universidade de Aveiro).

Mais informações pelo e-mail: fernando.pimentel@cedu.ufal.br