Proest começa distribuição de chips de internet para alunos do período letivo 2020.1

Calendário segue diferenciado em dias e horários, de acordo com cada campus e unidades educacionais
Por Manuella Soares - jornalista
31/03/2021 15h33 - Atualizado em 05/04/2021 às 10h23

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Ufal divulgou a logística de distribuição dos chips de internet para os estudantes selecionados no projeto Alunos Conectados, Edital 01/2021. Foram 363 estudantes inscritos e aptos a receber o chip com pacote de dados por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a operadora de telefonia móvel contratada.

Esse é o terceiro edital do projeto e, desta vez, contempla os matriculados no período letivo 2020.1. A partir desta quarta-feira (31) já é possível retirar os chips no Campus A.C. Simões e na Unidade Educacional de Penedo, para quem informou endereço próximo a esses locais.

É preciso ficar atento ao prazo, porque o calendário de entrega segue em dias e horários específicos para cada unidade, encerrando o último período, de 8 a 15 de abril, em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Confira aqui as datas para todos os locais.

De acordo com a Proest, receberão os chips pelos correios os estudantes que, na inscrição, informaram endereço nos seguintes municípios: Águas Lindas de Goiás, Aliança, Barreiros, Bom Conselho, Canindé de São Francisco, Colônia Leopoldina, Embu-Guaçú, Itaguaí, Joaquim Gomes, Palmares, Correios, Paudalho, Porto Calvo, Porto de Pedras, São José da Laje, São Luís do Quitunde, União dos Palmares e Vitória de Santo Antão.

Em 23 municípios que não possuem cobertura das operadoras contratas, os estudantes ficam recebendo o auxílio de R$ 80,00 até o mês de julho, para custear as despesas com internet. Confira quais são os locais no documento que está no link logo acima.

A Proest também estabeleceu o mesmo prazo do quadro descrito nessa logística para os retardatários dos editais 04 e 05/2020. “Os chips estão disponíveis desde dezembro de 2020, mas muitos ainda não foram retirados. O projeto Alunos Conectados tem validade até o final do primeiro semestre de 2021, mas existe a possibilidade de prorrogação da vigência do programa até o final do ano, que ainda não foi oficializada pelo MEC”, destacou o pró-reitor Alexandre Lima.

O quarto edital do projeto está em andamento, aguardando a chegada dos chips para distribuição. Lima também lembrou que a Ufal foi contemplada com 11.313 chips de pacotes de dados de internet, mas o número de inscritos por edital não tem sido tão representativo.