Pesquisa sobre banda feminina de música será apresentada na SBPC

Trabalho do estudante de Música, João Gracindo Neto, foi premiado com Excelência Científica na Ufal
Por Lenilda Luna - jornalista
29/03/2021 17h11 - Atualizado em 29/03/2021 às 17h31
João Neto recebeu selo de Excelência Acadêmica por seu trabalho estar entre os 160 melhores do Pibic

João Neto recebeu selo de Excelência Acadêmica por seu trabalho estar entre os 160 melhores do Pibic

O trabalho de pesquisa intitulado Música, Memória e Gênero: Aquino Japyassu e a Banda Feminina de Rio Largo–Alagoas, de João Gracindo Neto, estudante de Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), orientado pelo professor Marcos Moreira, foi premiado com Excelência Científica pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep). Esse reconhecimento da comunidade científica credenciou o aluno, selecionado para apresentação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A pesquisa foi selecionada entre os 160 melhores trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e recebeu o selo de Excelência Acadêmica. “A premiação de excelência acadêmica é gratificante para nós que participamos do projeto. Em julho, estaremos apresentando nosso trabalho na 73° Reunião Anual da SBPC. É uma grande recompensa, porque possibilita uma projeção nacional do trabalho e ajuda a impulsionar o curso de Música da Ufal”, comemorou o estudante.

João Gracindo Neto destaca que fazer parte da programação da Reunião Anual da SBPC é muito significativo e essa oportunidade tem sido comemorada por todos os que fazem parte do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca). “Trata-se do maior encontro científico nacional. Isto põe o trabalho no rol das principais pesquisas científicas da Universidade, mesmo o curso de Música ainda não possuindo um núcleo de pós-graduação”, ressaltou.

O trabalho de pesquisa tem como tema a Banda Feminina de Rio Largo, fundada em 1936, por Gustavo Paiva e regida por Aquino Japiassú. “A banda representou por anos o marketing da Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos, desde sua criação até a década de 1960. Também estamos recuperando manuscritos de composições de Aquino, realizando a catalogação e produzindo edições revisadas das peças”, relatou João.

O estudante comemora o reconhecimento que a pesquisa tem recebido, “Esse trabalho nos rendeu a publicação do livro O Maestro dos Teares, pelo grupo de pesquisa do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), vinculado ao CNPq, e também a apresentação em simpósios e congressos científicos nacionais. Os resultados têm sido divulgados através das redes sociais, nas páginas do Cemupe e do Festival Internacional de Música de Penedo (JMPB)”, relatou Neto.

A apresentação na 73ª Reunião Anual da SBPC será entre os dias 18 e 24 de julho deste ano, no formato on-line, em virtude das restrições provocadas pela pandemia da covid-19. Em breve, os links serão divulgados para que toda a comunidade universitária da Ufal e a sociedade alagoana possam acompanhar, divulgar e prestigiar o reconhecimento científico na área de pesquisa sobre Música.

Leia também a matéria Estudante de Música tem trabalho selecionado para congresso nacional